Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/26

Através da Unidade de Vestibulogia

Hospital Distrital de Santarém é o único do distrito com serviços na área da vertigem

Equipa de Vestibulogia do Hospital Distrital de Santarém

A Unidade de Vestibulogia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), direcionada para o diagnóstico da vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio, foi otimizada. Esta valência oferece, no setor público, serviços únicos na região do Ribatejo e Médio Tejo nesta área. A reestruturação funcional desta unidade integrada no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) foi possível com a aquisição de novos equipamentos de diagnóstico e terapêutica, nomeadamente software nas áreas da videonistagmografia e da posturografia dinâmica computorizada.

Com a referida otimização, o Serviço de ORL está capacitado para efetuar avaliação por videonistagmografia, videoscopia, VHIT e posturografia de diagnóstico, exames estes que ficarão disponíveis não só internamente para o serviço, mas para outras áreas multidisciplinares.

O Serviço de ORL, dirigido por Mário Galveias, criou, em 2017, a Consulta de Vertigem, a cargo de Ana Margarida Simões. Segundo esta médica, “a vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio são manifestações muito frequentes e transversais a várias áreas médicas”.

Na sua origem podem estar implicadas variadas causas – centrais, periféricas, cardiovasculares, metabólicas ou psicossomáticas. A ORL desempenha um papel preponderante na avaliação e diferenciação destas entidades, dado que no ouvido interno se encontra o órgão do equilíbrio por excelência.

Com a recente operacionalização de um local de estimulação optocinética, a reabilitação vestibular também está em pleno funcionamento em parceria com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação.

      Fonte: HDS

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.