Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Caldas da Rainha

GNR deteta em Alvorninha descarga ilegal de efluentes pecuários a desaguar na Baía de São Martinho do Porto

Descarga ilegal de efluentes pecuários

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, no dia 23 de março, detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Caldas da Rainha.

No seguimento de uma denúncia, os elementos do NPA detetaram uma descarga de efluentes pecuários, através do transbordo de uma lagoa de depuração de efluentes pecuários, introduzindo-se diretamente na linha de água, nomeadamente na Ribeira de Vila Nova, afluente do Rio Tornada, que consequentemente vai desaguar na Baia Hidrográfica de São Martinho do Porto.

No decorrer das diligências policiais constatou-se que a descarga era proveniente de uma exploração agropecuária, de forma ilegal, ou seja, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.

Descarga era introduzida diretamente na linha de água, nomeadamente, na Ribeira de Vila Nova,

Desta ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação por descarga de efluentes pecuários diretamente para a linha de água, sem autorização da entidade competente para o efeito, que foi remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente de Lisboa e Vale do Tejo, punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.

      Fonte: CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.