Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Com base na sua experiência autárquica

Jorge Mangorrinha lança ensaio sobre Política e Cidadania no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha

Capa do livro

O lançamento do próximo livro do arquiteto Jorge Mangorrinha terá lugar no Café Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, sábado, 2 de abril, pelas 16h30. Trata-se de um ensaio sobre Política e Cidadania, com base na sua experiência autárquica iniciada precisamente há duas décadas nas Caldas. No dia 2 de abril, perfazem 21 anos sobre a apresentação pública do CLIC – Cidadania de Livre Iniciativa Caldense, cuja dinâmica levou Jorge Mangorrinha à Câmara para concretizar o Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania e para mostrar que seria possível um exercício autárquico diferente, expresso no trabalho de um mandato.

Nota do editor

O exercício do cargo eleito numa cidade média portuguesa deu origem a este texto, escrito no final de um mandato autárquico nas Caldas da Rainha (2002-2005) e com base na história, na experiência desenvolvida nas áreas do planeamento e do património, fazendo apelo à memória. O texto é agora revisitado pelo autor, quando cresce o papel dos independentes na esfera autárquica, por via autónoma ou integrados nas listas partidárias. Estas páginas refletem os contextos e as propostas durante o exercício das funções, através de um caso concreto nascido a partir da organização cidadã.

Muitos destes temas e destas perspetivas apresentam-se atuais, tanto para o caso em questão, como para as cidades portuguesas. O legado desse tempo tornou-se num referencial e é um testemunho histórico, técnico e humanista do nobre exercício político e de ligação entre a política e a cidadania em prol do bem público. Este é um livro para quem vivencia o território deste concelho e, também, para quem se interesse pelo trabalho autárquico em termos gerais.

   Nota biográfica

Jorge Mangorrinha tem um percurso profissional e académico multifacetado: licenciatura em Arquitetura, mestrado em História Regional e Local (especialização em Património), doutoramento em Urbanismo e pós-doutoramento em Turismo. Exerce em Lisboa no Urbanismo da Câmara Municipal, é docente, investigador e orientador de teses universitárias, em Portugal e no estrangeiro. Autor de obras que expressam a sua diversidade formativa, ensaística e profissional.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.