Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/26

Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aceitou o pedido de registo

Carnaval de Torres Vedras classificado Património Cultural Imaterial Nacional

Reis do Carnaval de Torres Vedras

O Carnaval de Torres Vedras é Património Cultural Imaterial nacional. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aprovou o pedido de registo do evento no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial apresentado pela Câmara Municipal de Torres Vedras. A decisão foi dada a conhecer esta sexta-feira, 25 de março.

O anúncio da DGPC destaca a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu a manifestação do património cultural imaterial na contemporaneidade.”

Na ficha de património imaterial pode ler-se “que a singularidade da festa consiste” no facto de serem dois homens a desempenhar os papéis de Rei e Rainha, na existência de uma “dinastia” dos títulos dos reis, na matrafona como fenómeno social e coletivo, no ritual de chegada dos Reis à Estação Ferroviária e na entrega das chaves da Cidade.

O registo realça, ainda, o envolvimento e participação da comunidade na produção e reprodução da festa, “quer pela forte participação das associações carnavalescas ou foliões na festa, quer pelo investimento canalizado pelos indivíduos na seleção/preparação ou aquisição da máscara/fantasia e reforço de redes de sociabilidade no seio dos grupos e comunidade.”

O reconhecimento das celebrações carnavalescas surge quando começam a ser preparadas as comemorações dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras. O plano que irá assinalar a efeméride foi apresentado no passado dia 17 de fevereiro, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Recorde-se que o equipamento promove o desenvolvimento de práticas artísticas e da criatividade como forma de inclusão social e assume a missão de salvaguardar e divulgar o espólio documental e artístico relacionado com o Carnaval de Torres Vedras.

    Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.