Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/26

Integrado num projeto LEADER de Cooperação Interterritorial e Transnacional

Leader Oeste e DGPC/Mosteiro de Alcobaça promovem IV Encontro Internacional de Abadias Cistercienses

Cartaz

O IV Encontro Internacional de Abadias Cistercienses, dedicado ao tema “Património Cisterciense europeu e desenvolvimento sustentável: novos desafios de gestão”, realiza-se nos próximos dias 8 e 9 de abril no Mosteiro de Alcobaça. O evento é organizado pela Direção-Geral do Património Cultural/ Mosteiro de Alcobaça e pela Associação Leader Oeste, com a parceria institucional do Município de Alcobaça, no âmbito da execução do Projeto de Cooperação LEADER “Cistercian Territories – Abadias e Sítios Cistercienses, vetores de desenvolvimento económico, turístico e cultural”.

Esta 4ª edição tem início no dia em que se perfazem 869 anos da carta de doação do território de Alcobaça, passada por D. Afonso Henriques a Bernardo de Claraval, para a fundação do mosteiro (8 de abril de 1153). Conta com a participação de gestores de sítios e/ou rotas cistercienses, provenientes de nove países, e dos representantes máximos do Instituto Europeu das Rotas Culturais/ Acordo Parcial Alargado para os Itinerários Culturais do Conselho da Europa, da Procuradoria-Geral da Ordem de Cister e da Comissão Nacional da UNESCO.

Criado em 2016, o Encontro tem como objetivo geral a discussão e disseminação de boas práticas ao nível da gestão de sítios cistercienses na Europa, incidindo este ano a reflexão sobre os impactos da pandemia COVID-19 no processo de gestão dos sítios e os desafios que se levantam às entidades gestoras ao nível da boa prossecução dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030.

Neste contexto, será apresentado o projeto “Rota Cisterciense de Portugal”, bem como a intenção de candidatura de Sítios Cistercienses a Património Mundial, iniciativas promovidas pelas entidades organizadoras no âmbito do Projeto LEADER referido.

Inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO desde 1989, o Mosteiro de Alcobaça associa-se, através deste evento, às comemorações do 50º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial Cultural e Natural da UNESCO (1972-2022). Este IV Encontro integra a programação oficial da Temporada Cruzada Portugal – França 2022.

      O Projeto Leader

O projeto Leader de cooperação interterritorial e transnacional denominado “Abadias e Sítios Cistercienses como vetores de desenvolvimento económico, turístico e cultural” é promovido pela Associação Leader Oeste (Grupo de Ação Local do Alto Oeste) e por duas associações congéneres, a Associação Pays des 4 Bras da Bélgica e a Associação Côte des Bars en Champagne de França. Tem como parceiros a Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça, o Município de Alcobaça, a Abadia de Villers-la-Ville da Bélgica, a Abadia de Claraval e a Associação Renaissance de Clairvaux, ambas de França.

O projeto “Abadias e Sítios Cistercienses como vetores de desenvolvimento económico, turístico e cultural” visa o desenvolvimento de uma rede de economia rural a nível europeu, o desenvolvimento de atividades em torno do tema das Rotas Culturais Europeias, o desenvolvimento da oferta turística em torno das abadias de Alcobaça, Claraval e Villers-la-Ville e a construção da intenção de candidatura de sítios cistercienses a Património Mundial da UNESCO.

Está prevista a criação da Rota Cisterciense de Portugal, através da qual se pretende valorizar o património, material e imaterial legado pela Ordem de Cister para ligação das mais de duas dezenas de Mosteiros subsistentes no país, com um website e outras formas de divulgação online e offline de vários itinerários e dos seus produtos locais.

O projeto, em Portugal, é financiado a 90% pela União Europeia, através do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural), sendo os restantes 10 % suportados pelos Município de Alcobaça e pela Associação Leader Oeste.

     Fonte: Leader Oeste

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.