Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Candidatura foi aprovada pelo Instituto da Conservação da Natureza

Chamusca vai ter um Centro de Recolha Oficial de Animais

A candidatura do Município da Chamusca para a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), apresentada ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, já foi aprovada e a obra deverá arrancar ainda este ano.

A obra, com uma área de implantação de cerca de 1000m2, pretende responder aos anseios da população, do concelho da Chamusca, no que diz respeito à criação de condições para a recolha de animais errantes, permitindo implementar estratégias comuns de controlo e promover medidas ativas de adoção de animais de companhia, que serão entregues aos novos donos devidamente identificados, vacinados e castrados/esterilizados.

Rui Ferreira, vereador da Câmara Municipal, em regime de permanência, referiu que “a construção de um Centro de Recolha Oficial Animal é uma necessidade há muito identificada. A preocupação demonstrada pelo executivo municipal pelo bem-estar animal no último mandato é bem evidente, nas ações e campanhas levadas a cabo por todo o concelho e pelo apoio financeiro, em materiais/equipamentos e em alimentação e serviços prestados à Associação dos Amigos dos Animais e do Ambiente da Chamusca (AAAAC)”, salientado ainda que “foram realizadas campanhas de esterilização, vacinação e identificação de cães e gatos de companhia, errantes e assilvestrados, como poucos concelhos a nível nacional conseguiram fazer, permitindo reduzir o abandono e, inerentemente, o impacto negativo que esses animais provocam no nosso território”.

Refira-se que foi feita a aquisição de equipamentos de captura, jaulas e equipamento de segurança individual, utilizados diariamente pelos serviços, para capturar animais errantes e garantir que estes não se continuem a reproduzir exponencialmente.

Importa referir, que o investimento em serviços veterinários no último mandato ascendeu os 70.000,00€, onde se incluem não só as diversas campanhas, mas também todo o tipo de intervenções médico-veterinárias em animais errantes acidentados ou debilitados, tendo sido intervencionados cerca de 800 animais.

O CROA irá dispor de boxes para cães, gatos, aves e animais de grande porte. A infraestrutura terá também os espaços técnicos necessários para uma eficiente gestão, nomeadamente consultório, serviços administrativos, sala de cirurgia, sala para esterilizações, sala de recobro, morgue, zona de isolamento/quarentena e salas para acondicionamento de alimentos e outros materiais necessários ao funcionamento da instalação.

Esta obra integra ainda várias áreas, como espaços ao ar livre, de circulação, refeitório e balneário para funcionários, sala de espera, sala para higienização de animais e sala de triagem.

A construção do CROA pretende resolver problemas de saúde pública e salubridade, no entanto Rui Ferreira apela à consciencialização da população, no que respeita ao abandono, preservando o bem-estar animal e ambiental.

    Fonte: GC|CMC

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.