Edição: 262

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/9/29

Em parceria com a Leiria Business School e a Startup Leiria

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria promove formação e lança Academia Autárquica

Cartaz

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com a Leiria Business School – Escola de Negócios de Leiria – e a Startup Leiria – Incubadora & Aceleradora de Empresas –, promove uma ação de formação integrada na 1ª Sessão da Academia Autárquica “Academia Autárquica “Smart Tomorrow”, com os temas da contratação pública e as cidades inteligentes (smart cities).

Com início a 29 de março, a formação decorrerá nesta primeira sessão apenas para eleitos das câmaras municipais e membros dos a assembleia intermunicipal da Região de Leiria, sendo orientada para uma formação mais específica para o exercício de funções autárquicas. As próximas sessões, a decorrerem entre os meses de maio e outubro, serão alargadas aos autarcas das freguesias dos dez municípios do território da Região de Leiria. A participação é gratuita estando sujeita a inscrição obrigatória e ao limite de 30 vagas disponíveis por sessão.

Esta iniciativa tem por objetivo promover a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e capacidades dos autarcas e quadros superiores das câmaras municipais, o desenvolvimento da criatividade e das suas múltiplas aplicações nos diversos domínios da atividade autárquica, estabelecendo “um programa de formação marcado por diferentes dinâmicas, áreas e com o objetivo de melhorar competências” onde se destaca a participação de especialistas e formadores com elevada qualificação, visitas a projetos de referência na região e participação em sessões externas, entre outras ações teóricas ou práticas.

Nesta primeira sessão formativa a área da contratação pública será apresentada por Graciete Campos, Diretora dos Serviços Financeiros do Politécnico de Leiria, e a temática das “cidades inteligentes” estará a cargo de Jorge Sá Silva, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Coimbra. A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, fará o encerramento do evento com informação sobre os fundos europeus.

No futuro próximo e em resultado da parceria estabelecida com a Leiria Business School e a Startup Leiria, serão inseridos novos temas como as “Competências Digitais” e a “Liderança e gestão de pessoas na era digital”, a “Gestão de Projetos de fundos europeus” ou ainda a “Economia Circular e Sustentabilidade”. Trata-se de um plano de formação vocacionado para os desafios próximos das autarquias, envolvendo também os colaboradores autárquicos e outros profissionais ligados às áreas dos fundos europeus, ambiente, digitalização e de setores conexos.

Os interessados em participar na formação deverão estar registados na Academia Autárquica. Para inscrição na ação de formação podem manifestar o interesse via e-mail para cimrl@cimrl.pt, onde poderão também solicitar por mais informações.

     Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.