Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Alcobaça

Obras de Requalificação dos Passadiços de São Martinho do Porto já arrancaram

Baía de São Martinho do Porto com o seu passadiço

Já se iniciaram as obras de requalificação do Cordão Dunar (passadiços) de São Martinho do Porto. Os trabalhos estão a cargo da Câmara Municipal de Alcobaça mediante um protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“Estamos em estreita colaboração com a APA para reconstruir atempadamente esta infraestrutura que sempre foi uma das imagens de marca da praia de São Martinho do Porto. O investimento na melhoria das condições de acesso e de segurança das nossas praias é uma prioridade constante do Município”, afirma a vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva.

Recorde-se que em 2020, o Município celebrou um protocolo de colaboração institucional com a APA para se avançar com esta importante obra, cujo orçamento se estima em 200 mil euros. No âmbito do referido protocolo, está previsto o financiamento de 50% do valor total da intervenção por parte da APA, cabendo ao município, para além do financiamento dos restantes 50% do valor total da intervenção, a elaboração do projeto e execução dos procedimentos administrativos e de contratação pública, bem como as demais ações processuais que lhe competem como dono da obra.

Por forma a acelerar o processo de requalificação dos “Passadiços de São Martinho do Porto”, a Câmara Municipal procedeu, em julho de 2020, à remoção das sulipas e madeiras velhas degradadas pela subida das marés da baía. “É de todo o interesse da autarquia solucionar definitivamente esta questão para qual nos manifestámos por diversas vezes disponíveis para colaborar”, destaca a autarca.

Esta intervenção está prevista no Programa da Orla Costeira Alcobaça-Cabo Espichel (POC-ACE), inscrevendo-se no Plano de Acção do Litoral XXI e no programa de execução do POC-ACE (ação 317) através da ação “Criação de acessos pedonais (PIP de S. Martinho Norte)” e prevê a sobrelevação dos troços do passadiço e na relocalização do troço localizado mais a sul, contribuindo desta forma para a recuperação e conservação do cordão dunar da praia de São Martinho do Porto.

O cordão dunar é de vital importância para proteção do Património Ambiental neste ecossistema de transição entre o meio marítimo e terrestre, proporcionando em simultâneo um conjunto de percursos pedonais para usufruto dos munícipes e visitantes.

Com esta requalificação serão melhorados os acessos à praia, aos vários concessionários, a Salir do Porto e à Marginal, de forma cómoda e segura, mantendo separadas, neste frágil ecossistema, as zonas utilizáveis para manutenção física, para passeios e contemplação da paisagem, das zonas sensíveis a proteger e a recuperar.

    Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.