Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/26

10ª edição do Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo- Sabores de Portugal”

Festivais de Gastronomia regressam a Fátima com casa cheia

Alunos esmeraram-se nas ementas

Decorreu na Escola de Hotelaria de Fátima, entre os dias 21 a 25 de março, a 10ª edição do Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo – Sabores de Portugal” e da 2ª edição do festival “Pastelarias do Mundo – Sabores de Portugal”.

Foram 5 Dias de festival, com 20 Equipas e 4 preparações em simultâneo, onde 43 Alunos de 3º Ano estiveram em prova (cursos de Pastelaria/Padaria, Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria). Os finalistas foram apoiados por 49 alunos de 1º e 2º anos dos cursos de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria.

Durante os cinco dias os alunos foram avaliados por 12 Jurados externos representantes das entidades empresariais e profissionais do sector, 2 jurados permanentes em representação da Direção da Escola e ainda o Orientador de Projeto.

Estiveram envolvidos 3 Chefes de cozinha, 3 Chefes de sala, 2 chefes de pastelaria, 5 Empresários e mais de 150 pessoas a degustar as iguarias preparadas pelos alunos.

As Doçarias que foram apresentadas resultaram dos projetos desenvolvidos pelos alunos e incidiram sobre as regiões de Portugal, nomeadamente a região do Algarve, Beira Litoral, Minho, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Madeira, Açores e Estremadura.

Júri atento ao trabalho dos alunos

As ementas apresentadas resultaram dos projetos desenvolvidos pelos alunos e incidiram sobre as regiões de Portugal, evidenciando as suas principais características em termos gastronómicos, levantamento dos principais produtos, bem como do receituário característico de cada uma delas. Também foi alvo de análise a abordagem vitivinícola e de produção de vinhos para harmonizar com as ementas criadas.

No seguimento deste processo de pesquisa, foi elaborado uma ementa por parte dos alunos de forma a apresentarem ao júri e aos diversos clientes que estiveram connosco, a oportunidade e degustarem as iguarias da região estudada. Procurando inovar e apresentar novos motivos de interesse a quem nos dá o prazer da sua companhia, este ano foi uma vez mais possível, fazer o visionamento ao vivo da preparação, confecção e serviço executado pelos nossos alunos.

Por último de realçar e agradecer a presença dos membros do júri que de forma pronta e muito disponível aceitaram estar connosco neste contexto de formação, enriquecendo o momento com os seus conhecimentos que partilharam com os alunos.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.