Edição: 259

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/6/29

Na Galeria Municipal Tony Vitorino

Exposição em Vieira de Leiria homenageia pintora Maria Archer

Cartaz

A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no Largo da República, em Vieira de Leiria, inaugura a exposição coletiva de pintura “Uma homenagem a Maria Archer”, no 40º aniversário da sua morte, este sábado, 9 de abril, pelas 19h00.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Círculo de Culturas Lusófonas Maria Archer e conta com curadoria de Aquilino Ferreira e Ester de Sousa e Sá.

Vão estar patentes obras de 15 artistas: Aquilino Ferreira, Ana Leiss, Balbina Mendes, Cláudia Costa, Constância Nery, Do Carmo Vieira, Elizabeth Leite, Ester de Sousa Sá, Gabriela Carrascalão, Mafalda Rocha, Maria André, Norberto de Abreu, Rosa Maria Alves, Sophie Ballet Ballet e Sílvia Vale.

Maria Archer é um nome maior da Diáspora Portuguesa e do mundo da Lusofonia como intelectual, romancista, jornalista, precursora na observação e registo de usos e costumes de gentes com as quais, por largas décadas, tanto gostou de conviver, em Moçambique, na Guiné-Bissau, em Angola, e, por fim, no Brasil.

Mulher livre num país ainda sem liberdade, a mais feminista das escritoras portuguesas do século XX, usou a escrita como arma de combate e pagou pela coragem um preço alto. Foi pela Ditadura forçada ao exílio e “deliberadamente apagada da História”, nas palavras de Teresa Horta.

A exposição “Uma homenagem a Maria Archer” fica patente até 9 de junho de 2022, podendo ser visitada todos dos dias (com exceção da quinta-feira, em que encerra), das 10h00 às 21h00. A entrada é gratuita.

     Fonte: GCRP|CMMG

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.