Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

De 30 de abril a 29 de maio

Feira de Leiria volta a animar a cidade dois anos depois

Rui Lopes, Gonçalo Lopes, Catarina Louro e Noble

Dois anos depois do seu cancelamento devido à situação pandémica que o país atravessou, a Feira de Leiria está de volta à cidade, de 30 de abril a 29 de maio. Com 45.200 metros quadrados de recinto, a feira conta com 230 expositores, 11 dias de concertos e espetáculos, 27 equipamentos de diversão, e uma aposta forte na gastronomia e nos sabores da região. Em relação aos concertos, passam pelos dois palcos da feira, nomes como Quim Barreiros, Linda Martini, Sons do Minho, Piruka, Gabriel O Pensador, Noble, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar e James Morrison, entre outros.

A Feira de Leiria 2022 foi apresentada no dia 5 de Abril, no Museu de Leiria, com a presença de Gonçalo Lopes, presidente do Município; Catarina Louro, vereadora do Desenvolvimento Económico; do Chef Rui Lopes e do músico Noble, que brindou os convidados com uma atuação acústica do tema “Honey”.

Gonçalo Lopes destacou a importância do regresso dos grandes eventos como este, “este ano em particular”, pelo que “estamos confiantes que vamos ter um evento extraordinário, ao nível da animação cultural, mas também económica e da dinâmica que queremos trazer para Leiria. Será o grande evento do ano”, afirmou.

O edil leiriense garantiu que “existe uma grande preocupação relativamente à segurança e saúde” e que “o certame foi pensado para garantir a segurança de todos”, havendo “corredores mais amplos” que permitem a livre circulação dos visitantes.

Chef Rui Lopes com o Leitão da Boa Vista

Catarina Louro, vereadora do Desenvolvimento Económico, destacou a aposta na melhoria de condições no recinto, com uma área maior e melhores condições para operadores e visitantes, com espaços mais amplos, melhor gestão de filas e melhores condições de higiene e segurança. Para isso, uma das novidades deste ano é a relocalização, no centro do certame com maior visibilidade, dos representantes do tecido empresarial local, com 26 stands, e ainda 15 para o sector automóvel e máquinas agrícolas e 49 para comidas e bebidas.

No total, serão 230 expositores, 11 dias de concertos e espetáculos, 27 equipamentos de diversão, e uma aposta forte na gastronomia e nos sabores da região, onde a história e a tradição são valorizadas. Além disso o visitante pode deliciar-se com as habituais farturas e pão com chouriço e divertir-se com carrosséis, concertos, carrinhos de choque, expositores, marroquinaria e artesanato. Na Praça da Gastronomia, as associações locais recebem os visitantes com 10 restaurantes e 6 tasquinhas.

A vereadora explicou também que com a retirada do alojamento dos feirantes do recinto, e a sua instalação num terreno com cerca de 5000 metros, localizado num loteamento na zona do Planalto, “preparado com infraestruturas de água, saneamento e electricidade”, o recinto da Feira ganhou uma área de 6 mil metros quadrados, o que permitiu a deslocalização da área de exposição de actividades económicas do estádio para o “coração da feira”.

Outra das novidades anunciada por Catarina Louro é a criação do espaço Gaming, onde os jovens e os menos jovens podem divertir-se com videojogos e os jogos tradicionais.

A existência do Espaço Leiria Cozinha, com sessões de ‘showcooking’ com reconhecidos chefes, como Hélio Loureiro, Hernâni Ermida, Justa Nobre e Luís Gaspar, a apresentação produtos endógenos e semanas temáticas dedicadas ao Leitão da Boavista, Brisas do Liz, Morcela de Arroz e Vinhos e cervejas artesanais.

A apresentação da Feira de Leiria contou ainda com as presenças do chef Rui Lopes, que destacou a aposta do Município na valorização dos produtos endógenos, que estarão em destaque na Feira e do artista Noble, que se disse muito feliz por atuar em Leiria, naquele que será “o seu primeiro concerto num estádio”.

Animação: dezenas de concertos distribuídos por dois palcos

Noble terá o seu primeiro concerto num estádio

Em relação à animação, a organização do evento preparou dois palcos: o Palco Leiria, onde os concertos terão entrada gratuita, e o Palco estádio, onde as entradas serão pagas. Pelo Palco Leiria vão passar nomes como a Orquestra de Jazz e Convidados, Quim Barreiros, Linda Martini, Syro, Catedral Music, Herman José, Dejay Telio, Sons do Minho, Banda kroll, João Miguel e convidados especiais, Usados com Garantia, Associações Filarmónicas e Ranchos Folclóricos do concelho.

Já no Palco Estádio, a programação apresenta dois dias imperdíveis, com as atuações a 20 de maio, de Julinho KSD, Piruka, Gabriel o Pensador, e no dia 21 de maio, de Noble, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar e James Morrison.

Para mais informações sobre a Feira de Leiria, consulte: Feira de Leiria

Feirantes contestam preço para atribuição de lugares

Após a apresentação do programa da Feira de Maio, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara, foi confrontado por mais de uma dezena de feirantes, que habitualmente exploram as roulotes das farturas, bar e snack-bar, que em uníssono, contestaram o preço base fixado do concurso para a atribuição de lugares, 6 mil euros, acrescidos de IVA.

Valdemar Santos, um dos 18 feirantes contestatários, explicou que após dois anos de paragem da actividade, devido à pandemia, e com a actual subida dos preços, nomeadamente do óleo, se trata de um valor “demasiado alto”. O feirante afirmou que “a Câmara de Leiria não foi sensível à proposta que apresentámos”, na qual pretendiam que “o valor base fosse de 2 mil euros, acrescidos de IVA”.

Em resposta aos feirantes, Gonçalo Lopes reiterou que “as regras estão definidas” e que não podem ser mudadas, “porque já há pessoas que pagaram”. No entanto, assegurou que a Câmara será “tolerante com o pagamento”, permitindo que este seja feito de forma faseada e mostrando-se disponível para reunir com os feirantes e no final do evento, “fazer um balanço com os feirantes”.

       Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.