Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/19

João Costa visitou EB Dr. Correia Mateus e EB N.2 de Marrazes

Novo ministro da Educação escolhe escolas em Leiria para a primeira visita oficial

João costa

O novo ministro da Educação, João Costa, escolheu o concelho de Leiria para realizar as primeiras visitas a escolas no seu mandato, tendo, esta quarta-feira, dia 6 de abril, estado na EB Dr. Correia Mateus e na EB N.2 de Marrazes, onde teve oportunidade de reunir com o presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, com a vereadora da Educação, Anabela Graça, e com os diretores de Escolas e de Agrupamentos de Escolas do Concelho.

A integração de refugiados de guerra nas escolas foi um dos temas abordados neste encontro, num concelho que conta já com 96 alunos oriundos da Ucrânia, e que necessitam de um acompanhamento especial no sentido de serem garantidas todas as condições para o seu bom acolhimento.

No encontro, Gonçalo Lopes destacou a importância do trabalho de proximidade entre o Governo, autarquias e diretores de Escolas, sendo esta primeira reunião um bom sinal desta nova abordagem.

“Os diretores das escolas fazem parte do nosso projeto de desenvolvimento do concelho”, realçou Gonçalo Lopes, dando nota do objetivo do Município de garantir qualidade de condições de aprendizagem para todos os alunos de Leiria.

No encontro foram abordadas as necessidades de requalificação do parque escolar, tal como os desafios resultantes do processo de transferências de competências para o Município na área da educação.

Anabela Graça, vereadora da Educação, realçou o aumento do número de alunos imigrantes que o concelho de Leiria tem acolhido, que passaram de 530 no ano letivo 2018/19 para 1318 em 2021/22, o que resulta da atratividade desta região.

Refira-se que o concelho de Leiria conta atualmente com 112 estabelecimentos de ensino, 14.116 alunos, 1610 professores e 596 colaboradores não docentes.

O encontro contou ainda com a participação do secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.