Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/17

Com presença na estreia do documentário Plano B no dia 20 de abril

Ministro da Cultura participa nas comemorações do 25 de Abril em Santarém

Cartaz

No âmbito das Comemorações do 25 de Abril, vai estrear, no dia 20 de abril, às 21h30, no Teatro Taborda em Santarém, o Documentário “Plano B”.

Após a exibição de “Plano B” terá lugar uma conversa com Coronel Joaquim Correia Bernardo – Capitão responsável pelo plano de operações do “Plano B” e Pedro Adão e Silva – Comissário das Comemorações Nacionais do 50º Aniversário do 25 de Abril (até dia 30 de março), entretanto nomeado, Ministro da Cultura do XXIII Governo Constitucional.

O documentário e a conversa vão ser também transmitidos em live streaming a partir da página do Facebook do Município de Santarém.

Integradas no programa das Comemorações do 25 de Abril em Santarém, pode ainda visitar no Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) as exposições: “Em Abril, Artistas Mil”, exposição coletiva que reúne trabalhos de vários artistas locais, e “Portugal 70 Anos Depois” o ensaio fotográfico de John Gallo, inspirado no ensaio fotográfico “Portugal 1950” de Jean Dieuzaide.

“Em Abril, Artistas Mil”, é o nome de uma delas que conta com trabalhos de André Esteves, André Gomes, António Canavarro, Eva Barbosa Mendonça, Fernanda Narciso, Fernando Silva, Francisco Pereira, Flávia Barra, João Maria Ferreira, Mariana Simão, Pedro Mourão Pereira, Sofia Campilho e Vítor Lopes.

“Abril, Artistas Mil” é uma exposição coletiva de artistas que residem ou são naturais da região. Esta Exposição terá, entre outros, dois objetivos primeiros: diversificar culturalmente a oferta ao público, atraindo um maior número de visitantes ao CCRS, assim como concorrer na divulgação e promoção de talentos e expressões artísticas variadas, dos artistas locais e regionais, contribuindo assim para a democratização e criação cultural.

“Portugal 70 Anos Depois” é o ensaio fotográfico de John Gallo tendo por base o trabalho realizado em 1950 pelo fotógrafo francês Jean Dieuzaide.

“Portugal 1950” é o título de um ensaio fotográfico de Jean Dieuzaide; o fotógrafo francês percorreu Portugal Continental e a Madeira, produzindo um dos melhores testemunhos daquilo que Portugal foi no auge do Estado Novo. O trabalho notável de Dieuzaide foi editado em 1998, com a cooperação da Galerie Municipale du Château d’Eau de Toulouse e a FNAC coorganizou a exposição que aconteceu no Centre Culturel Calouste Gulbenkian em Paris. Eduardo Lourenço escreveu o texto “Luz e Memória” que serviu de introdução ao livro, na edição de 1998.

“Portugal 70 Anos Depois” tem como ponto de partida a obra de Dieuzaide: este novo ensaio de John Gallo, obra de autor, respeita a abordagem de Dieuzaide, revisitando os locais que o fotógrafo francês elegeu para retratar Portugal há 70 anos, fazendo luz sobre o que é Portugal hoje, volvidas sete décadas.

Este ensaio é um tributo à obra de Dieuzaide, e aos portugueses protagonistas na sua obra que viveram um Portugal pobre, sofrido, amordaçado, sempre de sorriso no rosto; as fainas e atividades fotografadas por Dieuzaide eram a pedra basilar de uma economia rudimentar, altamente protecionista, muitas vezes a única forma de subsistência de famílias inteiras.

Setenta anos é extraordinariamente interessante compreender como é que nos mesmos locais se vive, que rostos se encontram, que paisagens urbanas surgiram, que estrutura social e económica vinga neste país de gente (ainda) sorridente.

“Portugal 70 Anos Depois” pretende igualmente promover uma discussão pública acerca da evolução do nosso país nas últimas décadas, como nos afirmamos hoje na Europa e no mundo.

As imagens de John Gallo têm sido apresentadas, expostas e publicadas por todo o mundo, em locais e meios de comunicação social de relevo. O Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu, em duas ocasiões, a importância do trabalho de John Gallo.

Estas mostras podem ser visitadas, até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 19h00 e ao sábado entre as 10h00 e as 13h00.

     Fonte: GRPC|CMS

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.