Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Sessão oficial de abertura do Congresso decorre na segunda-feira, dia 11 de abril

Politécnico de Leiria debate a transformação do futuro no XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais

Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto

“Transformar o Futuro” é o mote do XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), que vai decorrer entre domingo, dia 10 de abril, e quarta-feira, dia 13, no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, na Marinha Grande.

A sessão oficial de abertura do evento está agendada para esta segunda-feira, dia 11, pelas 09h00, no auditório do Teatro Stephens, com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, da vice-presidente do Politécnico de Leiria, Ana Sargento, do presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais, Jorge Lino Alves, do presidente da Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro, José Carlos Almeida, e do diretor e vice-diretor do CDRSP, Nuno Alves e Geoffrey Mitchell, enquanto anfitriões do evento.

Os trabalhos do Congresso iniciam-se no domingo com uma “Escola da Páscoa” de Fabricação de Aditivos, na qual vai decorrer um conjunto de atividades letivas. Além desta “Escola da Páscoa”, o Congresso “Materiais 2022” vai oferecer um programa científico de grande qualidade, através do debate em torno dos mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos em Ciência e Engenharia de Materiais e áreas similares, unindo diferentes domínios do conhecimento sob o tema principal de novas soluções para “Transformar o Futuro”. Inclui, além disso, um leque de oradores convidados de elevado reconhecimento mundial, como é o caso do professor Krzysztof Matyjaszewski, da Carnegie Mellon University de Pittsburgh (EUA), com cerca de 130 mil citações.

O evento inclui também o XI Simpósio Internacional de Materiais e o II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais. O Simpósio Internacional vai abranger todas as áreas de materiais, desde materiais funcionais a materiais estruturais e processamento de materiais, bem como caracterização e modelação. Contará ainda com uma Escola dedicada à Fabricação Aditiva (impressão 3D) e, pela primeira vez, decorrerá uma Sessão Especial sobre Polímeros e Sustentabilidade.

O “Materiais 2022” proporciona o fórum ideal para investigadores, engenheiros e empresas partilharem as suas últimas descobertas, soluções de ponta e perspetivas futuras na área da Ciência e Engenharia de Materiais. O programa completo do Congresso pode ser consultado em https://congressomateriais.pt/2021/schedule.

O evento dá continuidade ao “MATERIAIS”, um ciclo de conferências organizadas pela SPM e uma instituição portuguesa do ensino superior. Será a vigésima Conferência Nacional e a décima primeira Conferência Internacional de Materiais organizada pela SPM que realizou o congresso inaugural em 1983. Esta edição é patrocinada pela Sociedade Espanhola de Materiais (SOCIEMAT), numa organização conjunta do II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais.

Durante o “Materiais 2022”, a SPM vai atribuir o Prémio SPM Carreira e Reconhecimento, que distingue, incentiva e promove atividades de investigação e desenvolvimento de destaque na área dos Materiais em Portugal.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.