Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/19

Alcobaça

Museu Raul da Bernarda acolhe peça artística comunitária da aldeia de Cabeças

Participantes do projeto

Foi apresentada esta terça-feira, 19 de abril, no Museu Raul da Bernarda, uma criação artística elaborada pela comunidade da aldeia de Cabeças, Alvaiázere. A iniciativa inscreve-se no projeto transconcelhio “Museu na Aldeia”, integrante da Rede Cultura 2027 e coordenado pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos, com o apoio do Município de Alcobaça.

No âmbito deste projeto, foi lançado o desafio à comunidade de Cabeças para reinterpretar a obra em cerâmica “Cabeça Cruzada II”, de Alberto Cidraes, pertença do espólio do Museu Raul da Bernarda. A peça esteve em exposição naquela localidade durante alguns meses para inspirar os locais à criação artística.

O resultado dessa inspiração pode agora ser apreciado no Museu Raul da Bernarda. “Estes projetos multidisciplinares que associam as artes à intervenção social são muito apelativos e estimulantes. O Município de Alcobaça associou-se desde a primeira hora a este projeto. Visitámos a aldeia de Cabeças onde fomos muito bem recebidos e pudemos testemunhar o dinamismo e a criatividade de todos os envolvidos”, afirmou a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva.

O “Museu na Aldeia” integrou a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. Desenvolveu-se a partir do encontro entre artistas, museólogos, sociólogos, psicólogos e a população, com o objetivo trabalhar ideia de museu e do valor museológico a partir de peças cedidas a um conjunto de aldeias pelos museus dos 26 concelhos apoiantes da candidatura. Este casamento entre as comunidades locais e os museus materializou-se em novas peças artísticas que são expostas no museu que cedeu a peça original.

As sessões de cocriação, em Cabeças, contemplaram a introdução de algumas técnicas básicas da modelação de barro, durante as quais as participantes aprenderam também a criar as suas próprias ferramentas a partir de canas, pregos, entre outros. Assim, a obra coletiva “Cabeças Imaginárias” é composta por um conjunto de cabeças modeladas em barro e transformadas em cerâmica com o apoio da CENCAL – Alcobaça, que representam personagens fictícias da aldeia.

A obra “Cabeças Imaginárias” estará patente no Museu Raul da Bernarda, em Alcobaça, de 20 de abril a 10 de julho de 2022, sendo acessível ao público de quarta a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.

      Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.