Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Obras começam no dia 26 de abril

Requalificação da Villa Portela vai converter espaço nobre de Leiria em Centro de Artes

Villa Portela

A obra de reabilitação, requalificação, restauro e conservação da Villa Portela tem início esta terça-feira, dia 26 de abril, uma empreitada que irá reconverter o histórico espaço leiriense num Centro de Artes.

Com um prazo de execução estimado em 540 dias e um investimento de 2.869.765,95 euros, os trabalhos visam adaptar e transformar os espaços exteriores e todo o edificado num equipamento público cultural, com uma área de implantação dos edifícios de cerca de dois mil metros quadrados e uma zona verde/jardim com 17 mil metros quadrados.

No edifício principal, destaca-se a existência de áreas expositivas, áreas técnicas, biblioteca/sala de leitura e uma cafetaria aberta para o jardim, estando previstas, para os restantes edifícios, zonas de produção, oficinas e salas polivalentes adaptáveis a novas necessidades e novos programas.

Os jardins serão tratados e recuperados na sua totalidade, com a criação de espaço para eventos, um auditório ao ar livre e uma zona para crianças.

A Villa Portela, adquirida pelo Município em 2017 e classificada como Monumento de Interesse Municipal, foi uma grande propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo casa de habitação, diversos cómodos de apoio e uma vasta área ajardinada.

O edifício habitacional, do tipo chalé suíço, mas fortemente inspirado na arquitetura dos chalés ingleses de estilo vitoriano, foi construído nos finais do século XIX, tendo sido um dos primeiros imóveis da cidade a possuir casa de banho no seu interior equipada com águas quentes e frias.

É constituída por três pisos que albergam mais de 20 divisões, sendo o último piso em águas furtadas, com coberturas diferenciadas que rematam em cornija e beiral saliente.

A extensa área envolvente à habitação apresenta um conjunto de diversas espécies vegetais, de inegável valor ecológico para a cidade.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.