Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/19

Cornucópias e clínicas Physioclem e Policlínica da Benedita

Alcobaça recebe três menções no “Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022”

Cornucópias

Na edição de 2022 do “Prémio Cinco Estrelas Regiões” os portugueses escolheram as Cornucópias e as clínicas Physioclem e Policlínica da Benedita como marcas de eleição do distrito de Leiria.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia empresas e marcas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

No total, participaram este ano 425 000 consumidores, tendo sido avaliadas 912 marcas.

“A excelência do concelho de Alcobaça manifesta-se nos mais variados setores e tradições. É sempre motivo de orgulho perceber que os portugueses reconhecem de forma inequívoca essa excelência. O Município de Alcobaça felicita desta forma as entidades e marcas distinguidas nesta ocasião e estende o seu reconhecimento a todos os empresários e instituições que contribuem decisivamente para a notoriedade e prestígio do nosso território”, afirma a vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva.

Sobre as cornucópias

A divulgação dos Doces Conventuais de Alcobaça tem sido uma aposta da Câmara Municipal desde 1999, através da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, uma marca identitária com séculos de história.

O território de Alcobaça, administrado pelos monges de Cister durante vários séculos (do século XII ao século XIX), foi sempre uma região de cariz fortemente agrícola. O conhecimento técnico dos monges, trabalhado em terrenos férteis, tornou este território reconhecido pelos seus produtos agrícolas e pelas sua gastronomia de excelência.

Além da fruticultura, onde se destaca a Maçã de Alcobaça, também os Doces e Licores Conventuais representam uma forte marca gastronómica do concelho, com destaque para as Cornucópias, as Delícias de Frei João, o Pudim de Ovos dos frades do Convento de Alcobaça, as Queijadas do Bárrio, as Gradinhas de Alcobaça, os Tachinhos à Dom Abade, o Pão de Ló de Alfeizerão e o licor de Ginja de Alcobaça.

Várias casas e pastelarias do concelho de Alcobaça conservam ainda hoje a tradição dos Doces e Licores Conventuais dos Mosteiros de Alcobaça e de Coz, monges e monjas, respetivamente.

As cornucópias, receita conventual de apuramento exemplar, são um dos Doces Conventuais mais apreciados e mais emblemáticos de Alcobaça.

Cornucópias

     Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.