Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Utilizadores deverão ser maiores de 18 anos e inscrever-se na App Bird

Cartaxo já tem trotinetes elétricas

Trotinetes junto à Câmara Municipal do Cartaxo

O acordo de colaboração que permite disponibilizar cerca de 75 trotinetes elétricas no concelho do Cartaxo, foi assinado no dia 18 de abril, no edifício-sede do município. As trotinetes já estão disponíveis para utilização.

Os utilizadores deverão descarregar a App, Bird — Viagem com um veículo elétrico, proceder ao registo e adquirir as viagens. São aplicáveis as regras legais em matéria de circulação e estacionamento de velocípedes com motor, que deverá ocorrer de modo a não causar perturbações à circulação e a não prejudicar a acessibilidade e segurança de pessoas, animais e bens na via e espaços públicos, nomeadamente a de pessoas com mobilidade reduzida.

Entre os serviços a que a empresa promotora fica obrigada, destaca-se a capacidade de monitorizar as trotinetes em tempo real, devendo impedir, através da respetiva remoção, que quaisquer trotinetes danificadas, inoperacionais ou abandonadas permaneçam disponíveis na via pública. Deverá ter seguro válido que cubra os seus utilizadores e a respetiva utilização, protegendo a confidencialidade dos seus dados pessoais e deve dispor de uma linha telefónica permanente de apoio ao cliente.

João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, considera que, com este projeto-piloto, com a duração inicial de um ano e sem qualquer custo para o município, “podemos melhorar a mobilidade de todos os que aqui vivem, trabalham ou nos visitam, em especial dentro do espaço urbano, ao mesmo tempo que reduzimos a pegada de carbono.”

O autarca manifesta ainda a sua convicção de “que a população do Cartaxo saberá usar as trotinetes com responsabilidade e com maturidade. Vamos estar muito atentos, mas também confiantes que a nossa comunidade saberá tirar o melhor partido deste tipo de transporte.”

Para Bernardo Janson, Country Manager da BIRD em Portugal, “o início da operação da Bird no Cartaxo representa uma etapa muito importante na nossa atividade e vem colocar a cidade no mapa da tão desejada mobilidade sustentável. A parceria com a Câmara Municipal é fundamental, em todo este processo, e deixa-nos extremamente satisfeitos, já que vai permitir dar aos habitantes e visitantes do Cartaxo uma alternativa de transporte cómoda, amiga do ambiente e económica. A missão da Bird é contribuir para que as vilas e cidades tenham melhor qualidade de vida, diminuindo a circulação automóvel e as emissões de carbono. Já damos o nosso contributo em centenas de localidades de todo o mundo e estamos muito entusiasmados por poder prosseguir a nossa missão agora no Cartaxo”.

João Ferreira Heitor salienta que “a empresa Bird, irá efetuar a recolha periódica dos dados de utilização das trotinetes, para que possa ser estabelecido um padrão e regulada a utilização dos equipamentos, de acordo com as necessidades verificadas. Este trabalho irá permitir identificar e estabelecer quais as ruas onde as trotinetes não poderão ser estacionadas e os locais por onde não poderão circular ou, onde só o poderão fazer a velocidades muito reduzidas – garantindo, assim, que estes veículos não serão deixados em qualquer sítio e que, a nenhum momento, a segurança das pessoas é colocada em causa. Neste sentido, a empresa apresentará mensalmente ao município os relatórios de acompanhamento da recolha de dados.”

As regras para utilização das trotinetes estarão disponíveis na app de registo e aquisição das viagens, mas “de forma a reforçar e incrementar o bom uso dos veículos e a segurança de todos, a Câmara Municipal irá também disponibilizar essa informação junto dos locais de maior concentração de trotinetes”, acrescenta.

     Fonte: NR|GIC|CMC

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.