Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR)

Cartaxo recebeu apresentação do DECIR 2022 do distrito de Santarém

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2022, do distrito de Santarém

Os meios que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2022, do distrito de Santarém, estiveram no Cartaxo na tarde de dia 7 de abril.

David Lobato, Comandante Operacional Distrital do Santarém (CODIS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) – entidade que promove a iniciativa –, explicou que os meios estão a ser apresentados em 21 concelhos, com o objetivo de reforçar a colaboração entre todas as forças que integram o DECIR 2022.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, deu as boas-vindas a “todas as mulheres e a todos os homens que integram esta força e que serão a primeira linha de combate a uma das maiores ameaças que enfrentamos, na área de proteção civil, e que coloca em risco, a integridade de bens de empresas, recursos naturais e ambientais inestimáveis, mas também, a vida de pessoas.”.

Para o autarca, “o esforço que todas as forças de segurança e todas as instituições aqui presentes cumprem ao longo de todo o ano, em ações de sensibilização e de prevenção, deveria ser recompensado com um enorme sentido de responsabilidade por todos aqueles que vocês protegem”.

João Ferreira Heitor referiu os presidentes de junta de freguesia que estiveram presentes, destacando que “as juntas de freguesia são parceiros essenciais numa luta para cujo sucesso, a proximidade à população e o conhecimento rigoroso do terreno de operações, são da maior importância”.

Agradecendo a “cada um de vós e a todos aqueles que aqui representam, que o vosso trabalho de nos proteger, seja cumprido com a maior segurança possível”, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, deixou nota que “a disponibilidade da Câmara Municipal do Cartaxo, dos seus Bombeiros Municipais e do Serviço Municipal de Proteção Civil, é total. Integramos este dispositivo com sentido de missão inabalável”.

Na apresentação do DEDIR, estiveram também presentes, o Comandante e 2º Comandante dos Bombeiros Municipais e Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo, Victor Rodrigues, a GNR – Guarda Nacional Republicana, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Polícia Segurança Pública. , presidentes de Junta de – Cartaxo Vale da Pinta, Ereira Lapa, Vale da Pedra e Vila Chã de Ourique, Cruz Vermelha Portuguesa delegação de Santarém Cartaxo , e o representante da comissão cinegética.

  Fonte: GIC|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.