Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/19

Em parceria com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e o Museu da Lourinhã

Marinha Grande recebe Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel

Reconstrução do Plesiossauro de São Pedro de Moel (de Simão Mateus)

O Município da Marinha Grande, em parceria com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e com o Museu da Lourinhã, inaugura a “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel”, no Foyer do Museu do Vidro, este sábado, 30 de abril, pelas 15h00.

A exposição exibe e documenta a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, encontrado junto ao Farol de São Pedro de Moel, pertencendo ao início do Período Jurássico, com cerca de 195 milhões de anos, e que permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho contemporâneo do tempo dos dinossauros, batizada com o nome de Plesiopharos moelensis que significa “perto do farol de São Pedro de Moel”.

Os plesiossauros eram répteis marinhos, da Era dos dinossauros, que vinham à superfície para respirar. Os seus membros, braços e pernas, evoluíram para barbatanas e a sua morfologia assemelha-se ao mítico “monstro do Loch Ness”. No âmbito desta descoberta, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã juntamente com o Museu da Lourinhã, procedeu ao tratamento e conservação do achado fóssil e produziu a exposição temporária do Plesiopharos moelensis.

Plesiossauros eram répteis marinhos

O território do concelho da Marinha Grande possui uma elevada geodiversidade (minerais, rochas, geoformas e grande potencial fossilífero), sendo a orla costeira rochosa, uma das regiões mais importantes do Jurássico Inferior de Portugal. De acordo com diversas referências da comunidade científica das últimas duas décadas, nas arribas do concelho da Marinha Grande ocorrem registos fossilíferos de excecionalidade que são verdadeiros observatórios vivos, contemporâneos do período em que predominavam na Terra os dinossauros.

Considerando a necessidade de promover ações com vista à preservação deste património natural singular, de grande relevância para a ciência, a Câmara Municipal celebrou um Protocolo de Colaboração com a Parque dos Dinossauros da Lourinhã, cujo objetivo principal é a cooperação, entre as entidades, com vista à salvaguarda e divulgação do património paleontológico do concelho da Marinha Grande, sendo a realização da exposição temporária do plesiossauro de São Pedro de Moel, a primeira iniciativa no âmbito desta parceria.

A exposição pode ser visitada de 30 de abril a 29 de junho, no Foyer do Museu do Vidro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

  Fonte: GC|CMMG

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.