Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/19

Desporto deu mote às celebrações do Dia do Hospital de Santo André

Licínio de Carvalho: «A atividade física representa para o indivíduo um forte meio de prevenção de doenças»

Licínio de Carvalho

«Este desiderato da relevância da atividade física e do desporto na saúde e bem-estar da população, ganha-se com o papel do CHL, com promoção pública, com prática individual e coletiva e com atividade de investigação científica na área, fechando-se o ciclo da criação de valor que hoje ficou demonstrado», destacou Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), na sessão de comemoração do Dia do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, no dia 22 de abril, no auditório do hospital. O Desporto foi o tema-chave de todas as intervenções do 27.º aniversário do HSA, no âmbito de Leiria ser a Cidade Europeia do Desporto 2022.

Licínio de Carvalho salientou que «a atividade física representa para o indivíduo um forte meio de prevenção de doenças e para a sociedade um dos métodos com melhor custo-efetividade na promoção da saúde da população. Cumpre, também ao CHL, a todos nós, conjuntamente com os diversos intervenientes, promover a atividade desportiva e, também neste particular, não podia haver melhor alinhamento estratégico entre o Município de Leiria e o CHL».

O presidente do CA frisou ainda no seu discurso que «o Dia do Hospital de Santo André deve ficar, também, associado às realizações feitas e desenvolvidas no último ano e, também deste ponto de vista há boas razões para celebrarmos». Licínio de Carvalho destacou o crescimento em 11% da Consulta Externa (primeiras consultas), o aumento de 16% nas cirurgias e 7,5% no internamento, e a conquista de 98,5% das metas assistenciais do CHL.

«Em 2021, investimos 4,3 milhões de euros no CHL, o valor mais elevado desde 2012, dos quais 50% em equipamentos e outro tanto em obras diversas. Também foi possível aumentarmos o número de colaboradores do CHL (40), atingindo o máximo de sempre: 2.357, embora aquém das reais necessidades desta grande instituição.»

O presidente do CA enumerou alguns dos serviços recém-criados e elencou os principais projetos e planos para o corrente ano para a prestação de cuidados diferenciados à comunidade que serve: nova Unidade de Cirurgia de Ambulatório; reabilitação estrutural do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação; Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal; intervenção nos Serviços de Urgência Geral, Gastrenterologia, Nefrologia, Psiquiatria e Saúde Mental, Consulta Externa, Equipa Domiciliária dos Cuidados Paliativos; início do projeto de implantes cocleares (Otorrinolaringologia) e de pacing (Cardiologia); Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos; alteração substancial do Hospital de Dia Polivalente, que vai dar capacidade reforçada à área fundamental do ambulatório; desenvolvimento de várias áreas funcionais, de geriatria, pé diabético, obesidade, insuficiência cardíaca, entre outros.

Comemoração do Dia do Hospital de Santo André

«Para este efeito contamos com um plano de investimentos ambicioso, (superior a 13 milhões de euros), mas crucial para a assunção plena das elevadas responsabilidades que temos, com os doentes, e a população em geral, da área de influência», sublinhou Licínio de Carvalho.

Carlos Palheira, vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, brindou os presentes com o tema “Valorização do Desporto em Leiria”, destacando a realidade desportiva da cidade, mostrando o grande associativismo desportivo, os programas desportivos municipais e os principais eventos promovidos ao longo do ano. «O desporto é uma área de desenvolvimento comunitário, que funciona como coesão do território e melhora a qualidade de vida dos cidadãos. Todos os anos cerca de 200 pessoas da cidade são campeãs nacionais em diferentes modalidades». O vereador salientou ainda toda a conjuntura que serviu de base para a candidatura de Leiria a Cidade Europeia do Desporto 2022, desde os desportistas, oriundos de Leiria, que foram os embaixadores, à composição da comissão de honra.

A coordenadora do Gabinete de Comunicação, Helena Vasconcelos, dinamizou uma pequena tertúlia que juntou profissionais do HSA que praticam desporto de forma regular e de competição, para mostrar de que a forma a prática do exercício físico tem impacto nas suas vidas. Partilharam as suas experiências, que muito inspiraram os presentes: o enfermeiro Tiago Batalha, que joga futsal, com internacionalização; o médico Miguel Santos, que se dedica à corrida, ao ciclismo e ao triatlo; o enfermeiro Manuel Carreira que pratica atletismo e ciclismo; a neuropsicóloga Catarina Sintra que faz trail e laser run; e o médico João Silva que pratica rugby.

Cláudia Caseiro, médica interna de formação especializada em Medicina Interna no HSA, e Ricardo Rebelo, professor do Politécnico de Leiria, apresentaram o projeto de investigação “Efeito da implementação de consulta de prescrição de exercício e mudança comportamental na saúde e qualidade de vida em doentes hipertensos e/ou diabéticos”, que está a ser implementado no CHL. O projeto prevê que os participantes realizem, em primeiro lugar, uma avaliação clínica, em contexto de consulta médica de acompanhamento hospitalar, e serão então encaminhados para uma consulta de mudança comportamental com um psicólogo. Por fim, serão orientados para a consulta de prescrição do exercício com um fisiologista do exercício. O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do exercício físico e da mudança comportamental na situação clínica, aptidão física e saúde mental.

Na véspera da sessão comemorativa, no dia 21 de abril, o Gabinete de Comunicação dinamizou um peddy paper, com o mote “Percurso da História da Saúde em Leiria”, dirigido a colaboradores do HSA, familiares e amigos, e foi anunciada a equipa vencedora – as representantes do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSA. A sessão prosseguiu com a homenagem aos colaboradores do HSA já aposentados.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, encerrou a sessão comemorativa, frisando a importância do Desporto e das equipas de alto desempenho, que faz a diversidade e destaca a importância do trabalho em equipa. «O sucesso das instituições e, em particular, da saúde, é quando há trabalho de equipa, há uma necessidade, há uma aposta naquilo que é a criação do espírito de equipa, que é constituída desde os mais criativos, aos que são mais físicos, e dentro da cadeia de valor todos eles contribuem para o sucesso das organizações.»

«A prática desportiva é também uma aposta do nosso município. É um bem ao investirmos na saúde, ao investirmos no desporto estamos também a investir na saúde em termos da prevenção. É muito importante ter uma comunidade desperta, não só para as questões relacionadas para o desporto, para a cultura, que tem depois impacto naquilo que é o nível de vida das pessoas, na sua saúde mental, sua saúde física, e essa é uma obrigação cada vez maior por parte dos organismos públicos, em especial das autarquias», afirmou Gonçalo Lopes.

«Queremos muito agradecer a escolha deste tema do Desporto, num ano em que Leiria é a Cidade Europeia do Desporto, uma aposta que queremos fazer na promoção da atividade desportiva junto da população, seja dos mais novos aos mais idosos, e em especial a todos aqueles que, por qualquer motivo, ficaram de fora da igualdade de oportunidades», acrescentou.

O presidente do município prestou ainda homenagem aos colaboradores aposentados do HSA «que vão começar uma nova etapa da vida. É também um sinal de reconhecimento desejar às pessoas que se reformaram nos últimos anos os maiores sucessos nesta fase da vossa vida, que é também desafiante e agradecer ao vosso trabalho em prol da saúde na nossa região».

«Um último agradecimento a tudo o que foi feito nos últimos anos no combate à pandemia. Houve uma resposta extraordinária naquilo que foi a entreajuda e o trabalho em equipa e aqui entra o elevado nível de desempenho. Estou eternamente grato ao trabalho que o Centro Hospitalar de Leiria fez, porque foi notável, senti as preocupações diárias daquilo que é gerir estes serviços. Em nome do município e em meu nome pessoal, muito obrigada pela vossa ajuda e parabéns pelo vosso trabalho!», rematou Gonçalo Lopes.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.