Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Em vários espaços da Nazaré

Festival Nazaré Marés de Maio 2022 junta cultura e ambiente durante um mês inteiro

Cartaz

O IV Nazaré Marés de Maio 2022 inaugurou três exposições que estarão patentes ao público até 31 de maio: «Biodiversidade com Arte» (Mar Alto), «Maria do Mar – Capsula do Tempo – A Nazaré Hoje» (Teatro Chaby Pinheiro) e «Pescadores e Aves Marinhas, Aliados por um Mar Sustentável» (Externato Dom Fuas Roupinho). Além disso, realizaram-se mais duas iniciativas integradas no festival.

Assim, no dia 6 de maio, de manhã, numa iniciativa pedida pelo Externato Dom Fuas Roupinho e idealizada pela Associação Nazaré Marés de Maio e parceiros, realizou-se o «Especial Multimédia Maritima» sob o lema “A comunicação multimédia facilita a compreensão e a aprendizagem”, preparada especialmente para os alunos de Informática do Externato Dom Fuas Roupinho.

A iniciativa consistiu numa viagem marítima dando a conhecer aves marinhas, o Canhão da Nazaré, o promontório e a sua biodiversidade e uma visita à zona de pesqueiros com o objetivo de os incentivar para a capacidade de observação e desafiar a criatividade no âmbito da fotografia e vídeo para uma melhor ilustração do meio marinho e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e preservar a biodiversidade marinha. O trabalho realizado será posteriormente discutido em sala.

As iniciativas sucedem-se e no próximo dia 12 haverá uma aula aberta ao ar livre para a comunidade escolar sob a forma de jornada de exploração «Expedição Serra da Pescaria» visitando a Serra da Pescaria, onde observarão a flora e fauna selvagem da primavera, o conjunto de fósseis, essencialmente marinhos como bivalves, corais, ouriços do mar, etc. e a pedreira para observação das pistas dos dinossauros.

No dia 13, em sala, haverá uma aula aberta para a comunidade escolar sobre o «Dia da Língua Portuguesa», no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa celebrada em 5 de Maio, sendo a aula prestada pela Camões Instituto da Cooperação e da Língua, do Ministério de Negócios Estrangeiros.

Porque as iniciativas do IV Nazaré Marés de Maio 2022 não se ficam por aqui, não esquecer no dia 20, dia em que se celebra dia europeu do mar, a realização do «Dia Escolar do Mar» no porto da Nazaré e à noite uma espetacular noite de fados com a temática «mar» coreografado pelo Grupo de Danças e Cantares da Nazaré «O Fado que o Mar nos deu» onde Maria Gandayo e seus convidados interpretarão canções do reportório da Amália Rodrigues, Celeste Rodrigues, Tristão da Silva, Carlos Ramos, Tony de Matos, Alfredo Monderrey, Ana Moura e outras canções da sua autoria.

No dia 30 e 31 de maio, «O Pescador, A Pesca, O Mar E A Escola» fará as honras de encerramento do IV Nazaré Marés de Maio 2022, numa aula aberta com a participação da Marinha Portuguesa, For-Mar, Docapesca, Nazaré Onda_Wave, Associação Biblioteca da Nazaré e Centro Biomarinho da Nazaré.

Ainda no âmbito do Ciclo de Conferências 2022 – Cidadania e Desenvolvimento que integra o IV Nazaré Marés de Maio 2022 não esquecer que no dia 21 de maio, pelas 15 horas, no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré haverá a conferência «Biodiversidade: Alterações Climáticas e Consequências Ambientais» com a participação de Carlos Antunes, matemático e investigador (Faculdade de Ciências de Lisboa), Filomena Carvalho, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Politécnico de Leiria), Neide P Areia, Alexandre O. Tavares e Pedro J. M.

A organização é da Nazaré Marés de Maio – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Concelho da Nazaré.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.