Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

A 30 clubes e associações desportivas com sede no Concelho

Câmara de Santarém apoia com 400 mil euros clubes e associações desportivas

Cerimónia juntou os dirigentes das associações e clubes contemplados

A Câmara de Santarém vai atribuir apoios financeiros, no âmbito do Regulamento de Apoio e Financiamento ao Associativismo Desportivo (RAFAD), a 30 clubes e associações desportivas de várias modalidades com sede no Concelho, num valor global de 400 mil euros.

Os contratos-programa que formalizam os respetivos apoios, foram assinados no final da tarde de 10 de maio, numa cerimónia que juntou os dirigentes das associações e clubes contemplados.

Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia escalabitana, afirmou que “as verbas referentes a este apoio municipal, chegarão durante este mês às associações e clubes”.

Importa referir que este regulamento de apoio ao associativismo desportivo, está totalmente focado na formação dos mais jovens nas diferentes modalidades, nos grandes eventos desportivos promovidos pelas associações e clubes, no incentivo à promoção desportiva e de igualdade de género.

“O excelente trabalho desenvolvido por vós (dirigentes), reflete-se no continuo aumento do número de atletas (desde 2017), inscrito nas candidaturas ao PAFAD (Programa de Apoio à Formação Desportiva)”, afirmou Ricardo Gonçalves, agradecendo o trabalho promovido por cada associação e clube desportivo.

O financiamento do PAFAD, no valor de 400 mil euros, referente à época 2021-2022, visa apoiar apenas os escalões de formação e os clubes que possuam instalações de sua propriedade, nomeadamente grandes campos, pavilhões e campos de ténis, cujos custos de utilização são da exclusiva responsabilidade dos clubes, assim como aqueles que suportam os custos de funcionamento e limpeza da instalação desportiva.  Este valor vai ser transferido pelo Município para os clubes em dois momentos, previstos para maio e para setembro, sendo recebido 50% em cada tranche.

Representantes das associações e clubes desportivos

No que diz respeito à atribuição de apoio financeiro para a organização de eventos desportivos organizados pelos clubes para o ano 2022 foi aprovado o valor de 84.700€. A autarquia scalabitana considera que a organização destes eventos é uma forma de promoção e divulgação da atividade desportiva evidenciado o dinamismo dos agentes do desporto concelhio, sendo também um suporte de diferenciação.

O Município entende que as associações desportivas desempenham uma importante função, não só na contribuição para o desenvolvimento desportivo da região, mas também como fator de progresso social ao envolver muitos voluntários e de promoção turística por via da mobilização dos praticantes e dos familiares aquando da realização de grandes eventos desportivos no Concelho, impulsionado desta forma a economia local.

     Fonte: SCRP|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.