Edição: 258

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/5/19

Nova unidade promove a prestação de cuidados de saúde integrados

Joana Correia assume a direção do novo Serviço de Psicologia Clínica no Centro Hospitalar de Leiria

Hospital de Santo André

Joana Correia, assistente de Psicologia Clínica, foi nomeada para a direção do Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O novo Serviço presta apoio, numa perspetiva de cuidados de saúde integrados, com autonomia científica, técnica e funcional.

«O recém-criado Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar de Leiria é o resultado de um alinhamento do CHL às políticas e normativas nacionais, quer da Direção-Geral de Saúde, quer da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Na mesma linha orientadora, não deixa de ser um projeto interno dos psicólogos que nos últimos anos têm desenvolvido trabalho nas diferentes respostas deste centro hospitalar», afirma Joana Correia, diretora do Serviço de Psicologia Clínica do CHL.

«Ajudar a criar algo de raiz é sempre um privilégio mas também uma responsabilidade, e é com esse sentido de responsabilidade que todos os envolvidos neste processo estão a encarar o desafio», destaca Joana Correia. «Embora exista uma figura de diretor de serviço, este é um projeto composto por sete pessoas, com a expectativa de crescimento a curto prazo, com vontade de fazer mais e, principalmente, melhor, num contexto de melhoria contínua e de maior humanização de cuidados.»

O novo Serviço do CHL, criado em novembro de 2021, tem como missão prestar cuidados de saúde na área da Psicologia, a todos os utentes com indicação para o efeito e, em articulação com todos os serviços hospitalares e especialidades (médicas e não médicas), promover as melhores práticas profissionais, a humanização dos cuidados e alcançar resultados, tendo em conta os princípios éticos e de respeito pela dignidade e autonomia dos profissionais de saúde, dos utentes e seus familiares.

Joana Correia acrescenta que «será ainda uma prioridade do serviço padronizar cuidados e definir critérios de referenciação mais assertivos, de forma a ser alcançada uma maior equidade de acesso e, em simultâneo, resultados mais efetivos». E termina com as linhas prioritárias de intervenção: «o reforço da resposta existente e a diversificação da mesma, um maior suporte intra-hospitalar e um reforço na humanização de cuidados».

«Continuamos a investir na diferenciação do nosso centro hospitalar, de modo a podermos servir sempre melhor os nossos utentes, agora na área da Psicologia, uma especialidade transversal e essencial, cuja procura tem aumentado significativamente, sobretudo com a evolução da pandemia», afirma Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

O Serviço de Psicologia Clínica integra os sete psicólogos que já exercem funções profissionais no CHL, nomeadamente nos Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental, Pediatria, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Cuidados Paliativos, Neurologia e Psico Oncologia, bem como suporte à Consulta da Dor e Gerontologia.

Os profissionais do novo Serviço têm como objetivos definidos identificar comportamentos de saúde e determinantes psicológicos dos comportamentos de risco para a saúde, de forma a poderem intervir nos processos de mudança comportamental, e avaliar utentes em sofrimento psicológico ou psicopatológico associado às doenças; desenvolver métodos psicológicos de avaliação e promoção da qualidade de vida na doença; contribuir para a promoção da qualidade dos processos de informação, literacia e comunicação para a saúde, de forma a influenciar a capacitação dos utentes na gestão da saúde e das suas doenças; promover o ajustamento psicológico a acontecimentos de vida; tratar e/ou facilitar a recuperação de utentes com perturbações mentais passíveis de melhoria por intervenção psicológica.

  Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.