Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Com o tema "O Poder dos Museus"

Museus Municipais vão estar abertos em Alcobaça e ser gratuitos no Dia Internacional dos Museus

Cartaz

Esta quarta-feira, dia 18 de maio, celebra-se mais uma edição do Dia Internacional dos Museus, este ano motivado pelo tema “O Poder dos Museus”. Promovido pelo ICOM Portugal (Conselho Internacional de Museus), o Dia Internacional dos Museus é um momento de exaltação do papel fundamental que os museus desempenham nas comunidades locais e no panorama cultural internacional. Em Alcobaça, vão ser abertas as portas dos museus municipais (Museu do Vinho, Museu Raul da Bernarda e Central da Confluência dos Rios) que terão visitas temáticas gratuitas.

Destaque ainda para a atividade de serviço educativo “SAPAL” que pretende consciencializar e emancipar o público infantil e jovem para a necessidade de uma maior atenção relativamente ao meio ambiente.

Programa

Dia Internacional dos Museus
18 de maio
Dia Aberto dos Museus
Visitas Temáticas [Gratuito]

Museu do Vinho de Alcobaça

Visita temática ao maior e mais completo Museu do Vinho português, com incidência na dimensão nacional da coleção.
10h00 -11h00 – 12h00 – 14h00 – 15h00 – 16h00 – 17h00

Museu Raul da Bernarda

Visita temática à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX. Na exposição podem ainda ser visto a belíssima coleção do antigo Rancho do Alcoa onde constam os magníficos vestidos de cena do grupo cénico do rancho, pintados à mão pelos pintores da fábrica.

10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça

Visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da electricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.

10h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00

Exposições Temáticas

Rios de Portugal: Alcoa e Baça
Central da Confluência dos Rios (18 MAI A 31 DEZ)
Inauguração às 10h30

25 Abril – Lápis Azul: A Censura no Estado Novo

Museu do Vinho de Alcobaça (21 ABR A 19 JUN)

Museu Na Aldeia: Cabeças vai ao Museu Raul Da Bernarda

Museu Raul da Bernarda (20 ABR A 10 JUL)

Serviço Educativo
Sapal

18 MAIO . 11H

Dia Internacional dos Museus

Sendo a intervenção maioritariamente artística, existe também uma vertente educativa que pretende consciencializar e emancipar o público infantil e jovem para a necessidade de uma maior atenção relativamente ao meio ambiente. É um dado reconhecido por todos, mas ainda pouco praticado, daí uma atividade dirigida ao público infantil entre os 6 e os 15 anos, resgatá-los das emergentes e velozes tecnologias e aproximá-los dos rios e o meio ambiente em redor. A atividade de seu nome SAPAL, será um jogo de aquecimento numa componente física em que se pretende expor que, perante um comportamento de acomodação existe uma tendência comum para ignorarmos o ambiente em volta.

1 e 2.º Ciclo | 60 min
Mediante marcação: museus@cm-alcobaca.pt

    Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.