Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Recriações históricas, música e teatro

“Palco no Rossio” leva animação ao centro de Alcobaça na primavera e no verão

Rui Morais, Inês Silva, Tobias Monteiro e Teresa Sobral

Até 18 de junho, a iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça “Palco no Rossio” leva animação até à zona envolvente e interior do Mosteiro de Alcobaça. Segundo o município alcobacense, esta iniciativa é “um instrumento de cultura de rua agregador de diferentes perfis culturais e artísticos que se vão cruzar com públicos de todas as idades”. O Mercado do Século XIX a 21 e 22 de maio, o concerto de Amália Hoje, a 28 de maio, ou as atuações dos alcobacenses Hugo Trindade 4TET, Sidewalkers, Francisco Peças e Churky, e a exibição da peça “Pedro, O Cru”, fazem parte do programa.

A conferência de imprensa de apresentação do “Palco no Rossio”, realizou-se no dia 12 de maio, com a presença de Inês Silva, vice-presidente do município de Alcobaça; Rui Morais, presidente da Direção da Academia de Música de Alcobaça; Tobias Monteiro, encenador da peça “Pedro, O Cru” e Teresa Sobral, atriz.

Segundo Inês Silva, o “Palco no Rossio” pretende contribuir para a “valorização da principal praça do concelho” bem como ser “um espaço de coesão social e territorial, trazendo as pessoas à sede do concelho”.

O programa arrancou já no dia 30 de abril com o espetáculo “A Feira”, seguindo-se no dia 21 e 22 de maio, o Mercado do Século XIX, onde os vários ranchos folclóricos do concelho irão reproduzir os antigos mercados da época, com a venda de produtos como pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, cestas e peças de barro, havendo ainda espaço para recriações de danças, cantares, bailes, jogos tradicionais, idas à fonte e desfiles de noivos.

No dia 28 de maio, às 21h30, será a vez de subir ao “Palco no Rossio” o projecto Amália Hoje, criado por Nuno Gonçalves em colaboração com Sónia Tavares (ambos da banda The Gift), Fernando Ribeiro (dos Moonspell) e Paulo Praça. Este espectáculo é promovido pelo município de Alcobaça, no âmbito da candidatura “Rede Cultural – Lugares Património Mundial do Centro 2.0” e terá entrada livre.

O mês de Junho, será dedicado aos artistas alcobacenses e ao público mais jovem. Assim os concertos começam no dia 4 de Junho, com Hugo Trindade 4TET e Sidewalkers; no dia 5 será a vez do espectáculo “As Aulas da Sónia”, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Criança, e dedicado ao público mais jovem; seguindo-se no dia 17 de junho, o concerto com Francisco Peças e no dia 18 de Junho, Churky apresentará “Mariposa”, o seu novo álbum.

Integra também o “Palco no Rossio”, nos dias 9, 10 e 11 de junho, a estreia nacional da peça de teatro “Pedro, O Cru”, encenado por Tobias Monteiro e com Teresa Sobral no papel de D. Pedro. Uma peça itinerante pelo interior do Mosteiro de Alcobaça, onde pela primeira vez, uma mulher irá interpretar D. Pedro, numa peça escrita pelo dramaturgo António Patrício.

“Pedro, O Cru” está integrado nas celebrações do Dia de Portugal. A peça conta a lenda da trasladação do corpo de D. Inês de Castro, de Coimbra para o Mosteiro de Alcobaça, onde se encontra ainda hoje, “numa versão centrada na obsessão de D. Pedro pela vingança dos assassinos da sua amada e pela crueldade da coroação da mesma”, revela a sinopse.

Fazem também parte do “Palco no Rossio” os concertos da Feira de São Bernardo, que decorre de 19 a 22 de agosto, e pequenos apontamentos musicais do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, que este ano decorre de 1 de julho a 6 de agosto.

       Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.