Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Investimento superior a 1,5 milhões de euros

Município de Leiria adjudica obra para espaço cultural no antigo Paço Episcopal

Paço Episcopal

O Executivo da Câmara Municipal de Leiria aprovou, esta terça-feira, dia 17 de maio, por unanimidade, a adjudicação da empreitada para criação de uma plataforma de criação artística nas áreas devolutas do antigo Paço Episcopal, edifício da Loja do Cidadão.

A obra tem assim um prazo de execução previsto de 360 dias e um orçamento estimado em 1.538.771,09 euros, que serão candidatados a fundos comunitários, permitindo dotar o espaço de condições para “capacitar os agentes culturais profissionais e amadores para criação e formação artística”, salientou Anabela Graça, vereadora da Cultura, aquando da aprovação do projeto de execução.

Encontra-se prevista intervenção nos pisos -1, -2 e -3 do antigo Paço Episcopal, onde funcionaram as salas de cinema “Castello Lopes”, os quais serão adaptados e reconvertidos para receberem novos palco e novos programas, articulados com a estratégia cultural do Município.

O espaço será projetado de forma a assegurar a máxima flexibilidade, proporcionando a todos os intervenientes no ciclo produtivo das artes do espetáculo o maior número possível de opções cénicas através da realização de eventos culturais multidisciplinares.

Com um total de 1.931,43 metros quadrados, no piso -1, estará a entrada principal (foyer), um gabinete de trabalho e duas áreas de régie, enquanto o piso -2 irá receber a sala de ensaios e um camarim, estando previsto que, no piso -3, fique a “black-box”, com uma bancada retrátil com capacidade para 116 espetadores, dois camarins, um bar, uma zona de apoio, um armazém para equipamento cénico e espaços para arrumos.

Com esta intervenção, o Município pretende revitalizar um edifício emblemático para a cidade e contribuir para o dinamismo cultural do concelho e para a dinamização do centro histórico.

   Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.