Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Executivo Municipal dá voto de louvor ao acrobata circense

Obidense e ginasta de topo mundial Frederico Silva é finalista do Got Talent Portugal

atuação de Frederico Silva

O obidense Frederico Silva, 25 anos de idade, acrobata circense e ginasta de topo mundial, participou na 7ª edição do Got Talent Portugal, alcançando o pódio na final do programa de talentos da RTP.

Mostrando toda a sua “habilidade”, o concorrente, que já foi campeão da Europa e vencedor da Taça do Mundo de ginástica acrobática, “voou” para as meias-finais através do Botão Dourado dado pela apresentadora do programa, Sílvia Alberto.

Em cada gala do concurso da televisão pública o atleta apresentou “performances” com rasgados elogios por parte do júri e dos telespectadores que votaram em “massa” no ginasta do concelho de Óbidos (A-da-Gorda).

A paixão do Frederico Silva à ginástica começou em criança e nos trampolins, no Acrotramp Clube das Caldas. Mas acabou cedo devido a um problema lombar. Nessa ocasião, achou que a sua carreira como ginasta tinha acabado, mas não tinha.

Foi na adolescência que o seu percurso começou a tomar forma, mas ainda longe de imaginar que alguma vez pudesse voltar à modalidade.

No 10º ano ingressou no curso de comunicação da Escola Bordalo Pinheiro, mas a paixão pelas artes falava mais alto, nomeadamente pelo circo.

Aos 16 anos, entrou para o Chapitô. Foram três anos de formação para se tornar acrobata aéreo. Seguiram-se mais dois anos na SALTO – International Circus School, na Maia, que lhe deu o nível superior.

E foi aí que tudo começou a mudar. Depois de concluir os estudos, foi passar o Verão a Barcelona e, depois, colocou a mochila às costas e partiu para uma viagem à Ásia com amigos, longe de saber que não a concluiria.

Durante a viagem, recebeu uma chamada do Selecionador Nacional a convidá-lo a integrar a equipa. Apesar de ter algum receio de não corresponder às expetativas, decidiu aceitar e nessa ocasião tudo mudou e tudo o que sonhava começou a acontecer. A sua carreira como ginasta acrobática deixou de ser um sonho e passou a ser uma realidade muito presente. Os prémios e reconhecimento do seu talento foram muito rápidos.

Por todo este percurso desportivo e desempenho no Got Talent, a Câmara Municipal de Óbidos aprovou no passado dia 6 de Maio, em reunião do Executivo Municipal, um voto de louvor e reconhecimento pela sua eficiência, empenho e dedicação. O Frederico recebeu um reconhecimento, por parte do Município, na Gala Óbidos + Ativo em 2019, onde apresentou com a sua quadra do Acro Clube da Maia, um excelente momento de Ginástica Acrobática. “Uma história extraordinária e que muito nos orgulha, onde a arte circense e a ginástica de Topo Mundial têm o seu espaço”, refere a vereadora do Desporto, Margarida Reis.

    Fonte: PP||GCD|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.