Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Caldas da Rainha

GNR resgata cão preso em ravina de Salir do Porto

Militares da GNR resgataram o animal

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, no dia 26 de maio, resgatou um canídeo, na localidade de Salir do Porto, no concelho de Caldas da Rainha.

No seguimento de um alerta por parte de populares a dar conta que um canídeo se encontrava nas arribas junto ao mar, aparentemente abandonado, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde detetaram que o animal que estava num local de difícil acesso. No decorrer da ação foram encetadas diligências, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, que permitiram aceder ao local e resgatar o canídeo que se encontrava num estado debilitado e desidratado.

Após o seu resgate foi possível verificar-se que o animal era portador de microchip, encontrando-se registado na base de dados do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), o que permitiu apurar que se tratava de um canídeo desaparecido desde o dia 2 de maio e contactar a sua proprietária.

Cão já está no canil

O animal foi entregue no Canil Municipal de Caldas da Rainha para monitorização do seu estado de saúde e para posterior entrega à sua proprietária.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

     Fonte: CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.