Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Cerimónia decorre na terça-feira, dia 7, pelas 14h30, na ESECS

Politécnico de Leiria premeia alunos que se distinguiram nos concursos “Desafios Matemáticos” e “Matematrix”

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria vai premiar os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico que se distinguiram nos concursos “Desafios Matemáticos” e “Matematrix”, reconhecendo o seu esforço e empenho. A cerimónia de entrega de prémios às três equipas com melhor pontuação no “Matematrix”, e aos três alunos de cada ciclo que obtiveram melhor desempenho nos “Desafios Matemáticos”, decorre na terça-feira, dia 7 de junho, pelas 14h30, no auditório 1 da ESECS.

Destinados aos alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico das escolas do distrito de Leiria e concelho de Ourém, os concursos “Desafios Matemáticos” e “Matematrix” visam promover a resolução de problemas de matemática, numa iniciativa conjunta da secção de Matemática da ESECS com a Associação de Professores de Matemática (APM) e, este ano, com o apoio da Raiz Editora, da Casio e da Clementoni.

Na fase eliminatória do concurso “Desafios Matemáticos” participaram perto de 2.000 alunos, tendo sido selecionados cerca de 100 para a fase final, que decorreu na ESECS, no dia 11 de maio. Já no “Matematrix” participaram, ao longo de dez semanas, cerca de 750 alunos, distribuídos por 150 equipas, das quais foram selecionadas as oito que se destacaram, para um tira-teimas, realizado no mesmo dia.

O principal objetivo do projeto “Desafios Matemáticos” passa por estimular os alunos para a aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas e para a sua valorização enquanto ciência. Por sua vez, pretende-se que o “Matematrix” seja um jogo interativo em que os alunos, para além de responderem aos desafios, tenham curiosidade em corrigir as suas respostas e em conhecer as pontuações da sua equipa e das outras equipas, e queiram participar no correio do MATEMATRIX, uma secção aberta a comentários (como “gostei”/“não gostei deste problema”, “quero mais fácil”/“mais difícil”) e sugestões para novos problemas.

   Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.