Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Infraestrutura perdeu, em 2021, a homologação

Centro de BTT da Batalha perde homologação da Federação Portuguesa de Ciclismo

Centro de BTT da Batalha, na Pia do Urso

O Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso, inaugurado em 2012 e o primeiro do país a obter homologação pela Federação Portuguesa de Ciclismo, não consta da mais recente publicação editada pela federação e intitulada “Cyclin`Portugal” – Percursos Cicláveis de Portugal 2022.

As razões que motivaram a opção pela não inclusão no documento do Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso prendem-se com o facto desta infraestrutura ter perdido, em 2021, a homologação atendendo ao incumprimento de diversos requisitos técnicos exigidos no regulamento atualmente em vigor.

Já na publicação editada em 2021 pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o Centro de BTT da Batalha, apesar de figurar no mapa nacional dos centros de BTT na página inicial, não reunia os requisitos técnicos que o habilitavam a cumprir as normas vigentes dos Centros “Cyclin” – anteriormente designados por Centros de BTT.

“É uma frustração perceber que todo o investimento realizado e a notoriedade conquistada pelo Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso no nosso país, não tenho sido capitalizado nos últimos anos”, aponta Raul Castro, presidente da Câmara da Batalha.

“Aquela que foi considerada uma das melhores 100 ideias de turismo em Portugal pela Revista Evasões e que durante anos foi o exemplo do funcionamento de um Centro de BTT moderno não foi aproveitada”, enfatiza o autarca.

Perante esta situação e face à relevância crescente do turismo de natureza, com o Concelho da Batalha a apresentar condições excelentes para a prática deste tipo de atividades, o Município vai encetar urgentemente os trabalhos conducentes à recuperação da homologação desta infraestrutura localizada na freguesia de São Mamede e que apresenta mais de 300 km de trilhos cicláveis.

    Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.