Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Certame decorre de 9 a 15 de junho

Marchas populares estão de volta às Festas de Abrantes

Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, abriu oficialmente as Festas de Abrantes 2022

A música, cultura, desporto, gastronomia e tradição estão de volta às ruas e praças da cidade, bem como a outros espaços do Concelho com as Festas de Abrantes 2022, que se realizam de 9 a 15 de junho, este ano com o acréscimo de mais um dia de festa.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, abriu oficialmente as Festas de Abrantes 2022 com uma visita pelas ruas com os espaços de artesanato, praças e diferentes lugares da cidade que vão receber atividades e eventos. Na ocasião, foi apresentada a mascote SMART à comunidade, integrado numa campanha dos Serviços Municipalizados de Abrantes que pretende sensibilizar a população, principalmente os mais novos, para a promoção de um ambiente mais sustentável.

Nestas Festas de Abrantes, que receberam o selo de Ecoevento atribuído pela Valnor, a mascote “SMART” vai estar presente nas Festas com ações de sensibilização ambiental.

Com um cartaz que pretende abarcar várias gerações, as Festas de Abrantes 2022 vão abrir com o grande concerto no Hipódromo dos Mourões, em Rossio ao Sul do Tejo, com Rita Guerra e Héber Marques, acompanhados pela Orquestra Ibérica e pela International Voices Ensemble, dando uma dimensão internacional ao espetáculo que será brindado com fogo de artifício.

O Largo 1º de Maio, em Abrantes, é o espaço que vai acolher os principais concertos do programa das Festas de Abrantes deste ano, pela sua capacidade de acolhimento e com a necessária segurança para todos os que nos visitarem.

Entre as novidades deste ano, temos o regresso das Marchas Populares que irão subir ao Palco Tradições no dia 12 de junho, momento de importância na promoção das tradições e da cultura da região e do país. Vamos contar com a Marcha do Centro de Dia de Rio de Moinhos, a Marcha da Companhia dos Alegres do Pego e a Marcha da Associação de Reformados do Tramagal – ARTRAM.

O Palco Tradições, situado na Praça Barão da Batalha, será o espaço de valorização tradicional por onde irão passar projetos etnográficos, grupos de cantares, bandas e ranchos folclóricos.

O Artesanato estará espalhado pelas ruas e largos da cidade, em múltiplas barraquinhas, numa lógica de circulação permanente.

A Praça Raimundo Soares vai acolher o Palco Jovem, com um programa pensado para todos os públicos e gerações, onde os talentos e as produções locais têm lugar assegurado e a atuação de vários DJ´s. E vamos ter a presença de 4 associações juvenis no espaço do Palco Jovem.

No Jardim da República, vamos ter as tasquinhas gastronómicas dinamizadas pelas associações concelhias, e contamos este ano com a presença de 9 tasquinhas. No Jardim da República vai estar instalado o Palco Tasquinhas onde haverá música e arraial popular.

O Espaço Família, localizado no Jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, vai ter um conjunto de atividades de animação para os mais novos, onde destacamos a colaboração do Grupo de Teatro Palha de Abrantes e do Curso Básico de Dança da Escola Dr. Manuel Fernandes, a par com iniciativas itinerantes pelas ruas e praças da nossa cidade.

Outra das novidades deste ano é o Espaço VisitAbrantes, localizado no edifício do Espaço Jovem, no Largo Ramiro Guedes (Centro Histórico), que servirá de local de promoção e valorização da oferta turística de Abrantes, com oficinas e momentos de degustação. Aqui, será também o espaço de divulgação da plataforma digital Abrantes 360, com apresentação dos diferentes serviços que disponibiliza aos munícipes.

No piso -2 do Mercado Municipal de Abrantes, vamos ter o Espaço Abrantes + Doce, que estará a promover a XX Feira Nacional de Doçaria Tradicional e que conta com a participação de doceiros do nosso Concelho: Colmeicentro (Abrantes); D´Ana Doçaria Regional (Alferrarede); José César (Pego); Made by Delícias d´Maria; O Folar (Tramagal); Pastelaria Tágide Gourmet (Rossio ao Sul do Tejo); Sabores do Ti Pereira (Abrantes) e Sonhos Doces (Tramagal).

As atividades desportivas serão também uma presença constante nas Festas de Abrantes 2022 que se irão realizar em diferentes espaços e zonas do nosso concelho: padel, voleibol de praia, canoagem, pesca, futebol de rua, carrinhos de rolamentos, Downhill e show motorizado.

Nestas Festas de Abrantes, destacamos ainda o facto de serem um Ecoevento que, pela primeira vez, irá contar com copos reutilizáveis, que poderão ser adquiridos no Secretariado (localizado no Praça Barão da Batalha), e que apelamos a todos que possam reutilizar os copos adquiridos nos locais de consumo de bebida e comida.

Teremos ainda várias iniciativas de consciencialização ambiental, programadas para os vários dias, numa parceria com a Valnor. Já durante a tarde desta quinta-feira, 9 de junho, os Serviços Municipalizados de Abrantes e a Valnor efetuaram uma campanha de sensibilização junto dos operadores do artesanato e das tasquinhas.

Durante as Festas de Abrantes 2022, vamos ter pontos de água da torneira ao longo de todo o recinto para as pessoas poderem beber água e lavar os copos reutilizáveis.

As Festas de Abrantes em números:

Tasquinhas: 9

Associações Juvenis no Palco Jovem: 4

Barraquinhas de Artesanato: 25

Doceiros no Espaço Abrantes + Doce: 8

Workshops no Espaço Abrantes + Doce: 2

Degustações no Espaço #VisitAbrantes: 8

Iniciativas desportivas: 12

Investimento: Aproximadamente 300 mil euros

Programação Espaço #VisitAbrantes, Espaço Família e Espaço Abrantes + Doce

Espaço #VisitAbrantes – Edifício Espaço Jovem – Largo Ramiro Guedes (Centro Histórico)
(inscrições no Secretariado, situado na Praça Barão da Batalha, limitado a 20 pessoas)

Dia 9 junho
19h30 às 20h30 – Degustação com a Confraria do Bucho e Tripa

Dia 10 junho
19h30 às 20h30 – Degustação com Azeites Casa Anadia

Dia 11 junho
18h – Degustação com Azeites SAOV
19h30 – Degustação vinho EPDRA e enchidos Margaridos

Dia 12 junho
19h30 às 20h30 – Showcooking “Picnic Box” – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

Dia 13 junho
19h30 às 20h30 – Degustação com Cerveja Ermida Artesanal (4 estilos de cerveja) com salgadinhos e doces da região

Dia 14 de junho
19h30 às 20h30 – Degustação de vinhos Casal da Coelheira

Dia 15 de junho
19h30 às 20h30 – Degustação de queijo artesanal gourmet Brejo da Gaia com doces de bisnaga Janela dos Sabores

Espaço Família – Jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e Biblioteca Municipal António Botto

 Dia 9 junho
18h às 21h – Ateliers, pinturas, parede de escalada

Dia 10 junho
10h às 21h – Ateliers, pinturas, parede de escalada
11h – BIA José Diniz nas Festas de Abrantes
18h – Espetáculo “As 7 Maravilhas”

Dia 11 junho
10h às 21h – Ateliers, pinturas, parede de escalada
11h – BIA José Diniz nas Festas de Abrantes
18h – Espetáculo “O maravilhoso mundo da Alice”

Dia 12 junho
 10h às 21h – Ateliers, pinturas, parede de escalada
11h – BIA José Diniz nas Festas de Abrantes
18h – Espetáculo “As malas do circo”

Dia 13 junho
15h às 21h – Ateliers, pinturas, parede de escalada
18h – BIA José Diniz nas Festas de Abrantes

Dia 14 de junho
10h às 21h – Ateliers, pinturas, parede de escalada
17h – Espetáculo de dança “Movimento na paisagem urbana”, pelos alunos do Curso Básico de Dança da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes – Claustro do MIA
18h – Espetáculos “Todos os rapazes são gatos”, pelo Grupo de Teatro Palha de Abrantes, na Biblioteca Municipal António Botto

Dia 15 de junho
15h às 21h – Ateliers, pinturas, parede de escalada
18h – BIA José Diniz nas Festas de Abrantes

Espaço Abrantes + Doce – Mercado Municipal, Piso -2
Presença da personagem “O Palhinhas” nos dias 11 de junho (10h), 13 de junho (17h30) e dias 14 e 15 de junho (16h).

Realização de Oficina de Doçaria “Mulatinhos”, dia 10 de junho, às 15h30, e Oficina de “Decoração de Bolachas”, dia 12 de junho, às 15h30. Os interessados em participar deverão inscrever-se através do e-mail mercado@cm-abrantes.pt (máx. 15 participantes).

Toda a programação das Festas de Abrantes pode ser consultada no site do Município em http://agenda.cm-abrantes.pt/index.php/pt/agenda/205-festas-da-cidade_2022

    Fonte: GV|DC|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.