Edição: 259

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/6/27

Caldas da Rainha

Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos e Posto de Turismo da Foz do Arelho inaugurado este domingo

Lagoa de Óbidos

Este domingo, dia 12 de Junho, pelas 12h, será inaugurado o Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos (CILO) e o Posto de Turismo da Foz do Arelho, na Avenida do Mar da Foz do Arelho, em instalações da Capitania, cedidas pela Direcção-Geral da Autoridade Marítima, fruto de um protocolo assinado com o município das Caldas da Rainha.

Com coordenação da Liga para a Proteção da Natureza, o Centro Interpretativo nasce de uma proposta apresentada em 2017 pela associação caldense “Conselho da Cidade” ao Orçamento Participativo de Portugal, na área da Ciência, e conta como parceiros os municípios das Caldas da Rainha e Óbidos, visando ao longo de dezoito meses divulgar e estudar áreas como a ecologia, biologia, história e etnologia da Lagoa de Óbidos.

O projeto do CILO tem também como objetivo a criação e disponibilização ao visitante da Lagoa de Óbidos de um conjunto de ferramentas informativas de apoio à interpretação do lugar e da sua história de relação com as comunidades locais, ao mesmo tempo que contribuirá para a proteção, valorização e transmissão do património natural e cultural às gerações futuras.

Para atingir esse objetivo, haverão várias atividades gratuitas dirigidas a diferentes públicos, nomeadamente, ações de informação para as comunidades locais – sob a forma de debates, visitas guiadas e oficinas culturais. Será ainda construído um programa de incentivo à criação de oferta turística ordenada com ligação ao CILO – pacotes de experiências de contacto com o património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos, incluindo ações de capacitação e experiência piloto.

Naturalmente que a área de estudo requer a existência de polos dinâmicos distribuídos em redor da Lagoa de Óbidos (concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos) onde, para além da disponibilização de informação, serão dinamizadas várias iniciativas dirigidas a diferentes públicos. As instalações terão ainda o Posto de Turismo da Foz do Arelho, que visa dar apoio informativo a turistas e munícipes.

Estas inaugurações estão integradas no programa comemorativo da Foz do Arelho, onde se assinala o 13º aniversário de elevação a Vila.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.