Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Investimento superior a um milhão de euros

Agência de Modernização Administrativa aprova Loja do Cidadão do Cartaxo

Estudo prévio do novo edifício

A Agência de Modernização Administrativa (AMA) aprovou o investimento previsto, de 1 175 500 euros, para construção da Loja do Cidadão do Cartaxo, dos quais 900 mil euros são elegíveis.

A Loja do Cidadão vai funcionar num edifício novo, a construir junto à Escola do Centro, que será “um elemento valorizador daquela zona da cidade, respeitará o património edificado e criará um novo espaço verde e de lazer que estará ao serviço de toda a comunidade”, afirmou João Heitor quando, em fevereiro deste ano, a autarquia apresentou a candidatura ao financiamento.

A Câmara Municipal reitera que vai apresentar o projeto de arquitetura aos moradores e às associações que desenvolvem a sua atividade na Escola do Centro, antes do início das obras.

O presidente da Câmara Municipal, João Heitor, congratula-se com a aprovação da candidatura que a autarquia apresentou à AMA em fevereiro deste ano. “Trabalhámos muito para que o Cartaxo pudesse conquistar uma das quinze lojas que vão ser construídas no país”, explicou João Heitor, pelo que “esta aprovação confirma que o esforço que os serviços e os técnicos fizeram, em pouquíssimo tempo, para que a Câmara pudesse candidatar-se, valeu a pena. O Cartaxo vai ter a sua Loja do Cidadão”.

Esta é a primeira Loja do Cidadão a ser construída de raiz. O investimento previsto é de 1 175 500 euros, dos quais 900 mil euros são elegíveis.

Na Loja do Cidadão do Cartaxo passará a estar localizado o atendimento público de serviços essenciais aos cidadãos e empresas – a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Segurança Social e o Instituto dos Registos e Notariado –, assim como, o Espaço Cidadão que funciona no edifício-sede do Município.

A Loja do Cidadão constitui um modelo de atendimento cujo objetivo principal é a prestação célere e personalizada, num único local público, de um conjunto de serviços de atendimento ao cidadão, alicerçado em backoffices ou escritórios digitalizados.

A cidade “vai ganhar um edifício novo, com um investimento superior a um milhão de euros que foi pensado para garantir que vamos manter todo o estacionamento existente, destacar o lindíssimo edifício da Escola do Centro, aumentando a sua visibilidade, criar um novo e maior espaço verde que sirva as pessoas e promover a ligação pedonal com Avenida João de Deus”, destacou o presidente da Câmara Municipal, quando, em fevereiro, apresentou o projeto.

A AMA publicou o aviso de abertura de concurso no dia 16 de dezembro de 2021. As candidaturas puderam ser apresentadas de 2 de janeiro a 7 de março de 2022, já com localização e estudo prévio definido e cumprindo um conjunto de premissas definidas pela AMA.

 

 

 

João Heitor reitera que “o trabalho que nos espera continua a ser árduo. Se os prazos de candidatura foram muito curtos, os prazos de execução são ainda mais apertados, considerando que ainda tem de ser desenvolvido o projeto de arquitetura e respetivas especialidades e em seguida, lançar a empreitada”, explicou João Heitor, referindo que a obra tem de estar concluída até 31 de outubro de 2023 e a inauguração tem de ser feita até ao dia 31 de dezembro de 2023.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.