Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Protagonizados por Paulo Lameiro e equipa residente da companhia Musicalmente

Concertos para Bebés estreiam na Croácia no mês de junho

Concertos para Bebés (Foto: Joaquim Dâmaso)

O projeto de música clássica para a primeira infância integra a programação do International Children’s Festival in Šibenik, que este ano celebra a sua 62ª edição. Koncerti za bebe é o nome que as famílias croatas irão poder encontrar, pela primeira vez, nos cartazes de programação do 62º International Children’s Festival in Šibenik, que acontece entre os dias 18 de junho a 2 de julho, em Šibenik, na região central na Croácia. O ineditismo acontece em dose dupla: Será a estreia dos Concertos para Bebés neste país dos Balcãs, e é também a primeira vez que o festival programa um projeto artístico especialmente dedicado ao público dos zero aos três anos de idade.

“O convite para este concerto resulta da Musicalmente ter realizado, no passado ano, um programa inteiramente dedicado à música croata”, contextualiza Paulo Lameiro, lembrando que, na ocasião, estiveram presentes representantes da embaixada deste país em Portugal. “No programa que será agora apresentado, além dos clássicos que sempre oferecemos nos primeiros concertos, integram-se, por isso, também algumas obras de compositores croatas”, adianta o diretor artístico e maestro do projeto.

Após dois anos sem acontecer devido à pandemia de Covid-19, o International Children’s Festival in Šibenik regressa com 15 dias de vasta programação infantil, na qual estão previstas desde exibições de filmes e sessões de circo itinerante até workshops de rádio infantil, pintura têxtil e desenho 3D.

Os Concertos para Bebés, na figura de Paulo Lameiro e de toda a equipa residente da companhia Musicalmente, vão estar presentes em quatro dos dias, com três apresentações e três oficinas para famílias. Ambas as propostas terão lugar no palco do Croatian National Theater de Šibenik, um edifício fundado em 1870 e que ainda hoje guarda referências medievais e elementos românticos na sua fachada.

No tradicional formato de arena com almofadas coloridas, os músicos irão apresentar “O melhor primeiro Concerto para bebés”, programa que funciona como um “menu degustação” do projeto que nasceu há 23 anos na aldeia dos Pousos, em Leiria. Com repertório diversificado e variadas linguagens musicais, o espetáculo é uma viagem por peças clássicas de Bach, Monteverdi e Mozart.

Sob o título de “Músicos de fraldas em família”, as oficinas, por sua vez, terão como foco a contemplação e a interação, permitindo aos bebés, papás e artistas explorarem diferentes objetos sonoros num ambiente lúdico.

Mais informações sobre o festival, bem como a sua programação completa, podem ser encontradas aqui. Já a bilheteira, está disponível neste link

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.