Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Devido a doença súbita de dois profissionais

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Médio Tejo encerrada durante 24 horas

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informa que, devido a doença súbita de dois profissionais, a urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT), em Abrantes, estará encerrada entre as 09h00 do dia 29 e as 09h00 do dia 30 de junho. Neste caso, as grávidas devem dirigir-se/serão encaminhadas para o Hospital de Santarém, e, caso se justifique, para outras unidades hospitalares da região.

Informa-se que poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares. Isto significa que alguns hospitais, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU/INEM, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS. Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência externa a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios. Neste caso, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM serão encaminhadas para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede.

Reafirma-se que a ARSLVT, hospitais da Região e o CODU/INEM mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da Região, com toda a segurança. Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta.

A ARSLVT agradece, mais uma vez, aos profissionais de saúde que vão assegurar a prestação de cuidados, pelo esforço adicional e apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar.

A ARSLVT informa que estes pontos de situação serão efetuados sempre que se justificar.

      Fonte: ARS|LVT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.