Edição: 261

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/8/13

Centro Hospitalar de Leiria celebra aniversário desta unidade hospitalar assinando o “auto de consignação” da obra

Hospital Distrital de Pombal inicia empreitada de Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença

Sessão de assinatura do auto de consignação

«Acabámos de assinar o “auto de consignação” da obra da Unidade de Convalescença do Centro Hospitalar de Leiria [CHL], com o empreiteiro Certificoimbra, Lda., ato que simboliza o início da execução da obra que terá a duração de nove meses», afirmou Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração (CA) do CHL, durante a sessão de comemoração dos 57 anos do Hospital Distrital de Pombal (HDP), dedicada à temática “A Felicidade faz bem à Saúde”, no dia 27 de junho.

«Este investimento estrutural sê-lo-á de todo o Centro Hospitalar de Leiria, será um investimento estratégico, que vai servir toda a região, viabilizando uma gestão mais racional do internamento do CHL (superior a 500 camas), melhorando o processo de cura e de reabilitação dos doentes internados, preparando-os para um desejável regresso mais facilitado e integrador no domicílio», continuou o presidente do CA do CHL.

«Com este novo serviço, o Centro Hospitalar de Leiria acrescerá 16 camas ao internamento e o distrito de Leiria passará de 20 camas de convalescença para 36. Esta obra inclui ainda o novo serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Distrital de Pombal, melhorando significativamente as condições de tratamento e de trabalho dos doentes e profissionais, respetivamente. Em termos formais, o investimento total será de 1 milhão de euros e é comparticipado pelo Portugal 2020.»

Licínio de Carvalho destacou ainda mais alguns investimentos previstos para o triénio 2022/24 no HDP: a reabilitação e expansão da Consulta Externa (300 mil euros); a requalificação da rede de águas residuais (120 mil euros); e a substituição do equipamento da Radiologia (320 mil euros). «Cumpre ainda, pelo seu futuro impacto, referir que o Centro Hospitalar de Leiria apresentou candidatura no âmbito do programa Eco@Saúde nas medidas de utilização racional de energia e eficiência hídrica, no total de 720 mil euros a executar, caso aprovado, até 2024.»

«Hoje é dia de celebrar o trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais desta instituição e destacar a importância que o Hospital Distrital de Pombal tem na instituição Centro Hospitalar de Leiria, desempenhando um papel estratégico decisivo para o cumprimento da missão de servir a população, não apenas deste concelho, mas dos oito concelhos e dos 400.000 habitantes, aos quais respondemos», salientou Licínio de Carvalho, na sua intervenção. «Sempre contámos com o apoio dos nossos colaboradores e com o suporte da nossa tutela e da nossa comunidade. Tudo faremos para continuar a defender o Hospital Distrital de Pombal», rematou.

No início da cerimónia foi destacado o tema da importância da promoção da felicidade dentro de uma instituição para o bem-estar dos seus colaboradores. A presidente da Comissão de Humanização do CHL, Andreia Correia, apresentou o tema “Felicidade e Salário Emocional”, onde enfatizou os aspetos que os colaboradores dão mais relevo para se sentirem valorizados, bem como as ações desenvolvidas internamente para promover o bem-estar físico e emocional, não só junto dos utentes, como dos profissionais.

Cláudia Costa, técnica superior e membro da equipa multidisciplinar para a Felicidade e Bem-Estar Comunitário da Câmara Municipal de Pombal, falou dos objetivos do novo pelouro do município, e as ações atuais e previstas neste âmbito, como uma abordagem do tema interna e externamente junto da comunidade, a aplicação de um diagnóstico participativo e a consequente definição de um plano de ação.

Convidados da sessão de aniversário do Hospital Distrital de Pombal

Cristina Nogueira da Fonseca, coordenadora pedagógica e docente no ISCTE, e fundadora da Happytown Portugal, numa intervenção remota via online, abordou o conceito de organizações virtuosas e a importância de criar as condições necessárias para que os colaboradores possam também ser virtuosos. A cerimónia prosseguiu com a homenagem aos colaboradores do HDP já aposentados.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, encerrou a sessão, dirigindo palavras de reconhecimento aos profissionais homenageados: «pessoas que merecem todo o reconhecimento do mundo, mais do que justo, que eu também partilho enquanto representante da comunidade. O hospital é o que é hoje, fruto do vosso trabalho e da vossa dedicação».

«Hoje estamos a dar um passo de valorização deste hospital, que vai ter continuidade, e isso é muito importante, até por consideração às várias gerações que por aqui passaram, e que trabalharam para que esta casa tivesse hoje o grau de credibilidade e de confiança que tem na nossa comunidade», referiu Pedro Pimpão.

«Posso assumir aqui convosco que o Município de Pombal vai também apoiar financeiramente a aquisição de mobiliário e equipamento para esta nova Unidade. Nós temos de estar ao lado das instituições quando elas sentem que estes investimentos valem a pena. Estaremos ao lado do Centro Hospitalar de Leiria na valorização desta Unidade e no apoio que podermos dar e estamos a dar do ponto de vista logístico para esta intervenção que se vai iniciar», prosseguiu.

Sobre a futura aprovação do Conselho Municipal da Saúde, o presidente da Câmara Municipal de Pombal afirmou que «vamos definir uma estratégia municipal para a saúde, uma estratégia conjunta com os diversos stakeholders: planificar, organizar, definir métricas e parâmetros, e queremos assumir a saúde como elemento principal no desenvolvimento do nosso território. A estratégia municipal de saúde é o primeiro passo neste domínio».

Pedro Pimpão mostrou-se satisfeito com a escolha da temática da cerimónia, «porque todos fazemos parte de um exército de boa vontade, mas é com o contributo que cada um pode dar nas suas funções onde quer que seja. Ao sermos felizes também podemos contribuir para a felicidade dos outros. A felicidade é a forma como vivemos com aquilo que temos, aquilo que somos». No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Pombal falou ainda numa vertente mais pessoal, partilhando que nasceu no Hospital de Pombal, e tendo o pai trabalhado vários anos na instituição, acabou por conhecer muitos profissionais de saúde e colaboradores ao longo dos anos.

«A valorização deste hospital tem de ser um elemento estratégico para a afirmação dos cuidados de saúde prestados à nossa comunidade. Hoje é um dia especial para toda a comunidade e para o nosso concelho, e para a região de Leiria como um todo, porque quando queremos fixar pessoas num território, a saúde é um ponto fundamental. Garantirmos que as pessoas têm segurança, têm confiança, aumenta a atratividade do nosso território. A saúde tem de estar na linha da frente», salientou Pedro Pimpão.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.