Edição: 261

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/8/13

Município de Alcobaça integrou projeto

Projeto Museu na Aldeia distinguido pelos prémios European Heritage Awards

Obra em cerâmica “Cabeça Cruzada II”, de Alberto Cidraes

O projeto “Museu na Aldeia” foi premiado no âmbito dos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards, na categoria de Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos.

Estes Prémios foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido organizados pela Europa Nostra desde então. Os Prémios destacam e divulgam a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio de conhecimentos entre fronteiras e ligam as partes interessadas no património através de redes mais amplas. Abrangendo mais de 40 países na Europa, é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura e apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

No âmbito deste projeto, coordenado pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos, foi lançado o desafio à comunidade de Cabeças, Alvaiázere, para reinterpretar a obra em cerâmica “Cabeça Cruzada II”, de Alberto Cidraes, pertença do espólio do Museu Raul da Bernarda. A peça esteve em exposição naquela localidade durante alguns meses para inspirar os locais à criação artística. O resultado dessa inspiração resultou na criação de “Cabeças Imaginárias” pode ser apreciado no Museu Raul da Bernarda.

A apresentação da peça realizou-se no dia 19 de abril com a presença da comunidade de Cabeças e com a participação em videoconferência de Alberto Cidraes, radicado no Brasil.

“Este projeto teve o condão de associar museus e comunidades dos 26 membros da Rede Cultura 2027, numa dinamização cultural e social de um vasto território. O Município de Alcobaça felicita todas as entidades envolvidas neste projeto inovador ao qual nos associámos desde a primeira hora”, afirma a vereadora da Cultura, Inês Silva.

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.

Recorde o vídeo de apresentação da peça – AQUI

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.