Edição: 261

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/8/13

Aprovada pelo Programa de Recuperação e Resiliência

Candidatura da creche da IVIMA na Marinha Grande recebe investimento superior a um milhão de euros

Entrega do contrato relativo à construção da Creche da IVIMA decorreu em Alcobaça

A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, participou na manhã de sexta-feira, 8 de julho, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na entrega do contrato relativo à construção da Creche da IVIMA, na sequência da candidatura apresentada pelo Município ao Programa de Recuperação e Resiliência.

A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Foram celebrados contratos no âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, que representam um investimento global nacional de mais de 700 milhões de euros, relativos a 476 projetos.

A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, congratula-se “com a celebração do contrato que permite, finalmente, a construção da Creche da IVIMA, que era ambicionada há muito e que vai ser concretizada na sequência da candidatura apresentada pelo executivo municipal, em março deste ano”.

“A construção da Creche vai representar o investimento superior a um milhão de euros e a criação de 84 lugares de creche e uma resposta social tão importante para as famílias do nosso concelho”, esclarece a vice-presidente.

Ana Alves Monteiro acrescenta que, “este novo equipamento, será também importante na medida em que vai permitir a criação de postos de trabalho”.

O Município da Marinha Grande, com o propósito de aumentar as respostas sociais destinadas à 1.ª Infância, pretende, com o presente projeto, implementar uma resposta social (creche) para acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período de trabalho dos pais, ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto ou de direito, assim como durante qualquer outro impedimento que os mesmos tenham em virtude da conciliação da sua vida familiar.

Este projeto tem como objetivos:

– Proporcionar, através de um atendimento individualizado, o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva e física;

– Colaborar com a família na partilha de cuidados e responsabilidades no desenvolvimento das crianças;

Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado para as estruturas de saúde, intervenção precoce ou promoção e proteção.

Pretende-se executar no edifício IVIMA o conjunto de trabalhos necessários à instalação de um equipamento destinado à prestação de serviços sociais de “creche”. Será ocupada uma pequena parte da torre central, ao nível do Piso 0, e toda ala Sul, incluindo o torreão que a delimita, correspondendo a intervenção a uma área bruta total de 830,00m2

A abertura da Creche está prevista para o ano 2024.

    Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.