Edição: 261

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/8/19

Bolsas representam um financiamento total de 16.528,08 euros

FCT atribui 34 bolsas de iniciação científica ao Politécnico de Leiria no âmbito do programa Verão com Ciência

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou as candidaturas apresentadas pelo Politécnico de Leiria no âmbito do programa Verão com Ciência, tendo sido concedidas 34 bolsas de iniciação científica a quatro unidades de investigação da instituição. Das 34 bolsas, 23 foram atribuídas ao MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, quatro ao ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, quatro ao CIEQV – Centro de Investigação Em Qualidade de Vida, e três ao LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes. O valor total das 34 bolsas ascende a 16.528,08 euros.

«A aprovação das candidaturas e a atribuição destas 34 bolsas é muito importante por distintas razões. Primeiramente, por se tratar de um número muito significativo de bolsas, sendo o maior número de bolsas atribuídas à nossa instituição desde o início do programa. E este resultado apenas é possível graças ao profissionalismo dos nossos investigadores e à qualidade da investigação desenvolvida no Politécnico de Leiria», afirma o presidente do Politécnico de Leiria.

«Em segundo lugar, porque estas bolsas representam um importante apoio na iniciação à atividade científica, permitindo-nos desenvolver mais projetos inovadores com real impacto na sociedade. As unidades de investigação são os elementos-chave para a I&D+i de elevada qualidade e valor acrescentado que se produz no Politécnico de Leiria», salienta Rui Pedrosa.

No âmbito do programa Verão com Ciência, a FCT atribui um apoio especial para atividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D com vista à valorização da capacidade científica e tecnológica e a sua relação com o ensino superior e a sociedade. Este apoio tem o objetivo de estimular a iniciação à atividade científica, contribuindo assim para a promoção da cultura científica e tecnológica e para a difusão e divulgação do conhecimento científico e técnico junto dos estudantes de ensino superior.

Os beneficiários deste apoio são as unidades de I&D com classificação de Bom, Muito Bom ou Excelente, atribuída pela FCT no processo de avaliação de Unidades de I&D 2017-2018.

Os projetos de “Verão com Ciência” devem incluir atividades de iniciação à I&D a desenvolver presencialmente com estudantes, no âmbito das atividades científicas das Unidades de I&D e enquadradas por docentes e investigadores. Os planos de trabalho que recebam apoio financeiro para o pagamento de bolsas de iniciação científica decorrem até ao dia 30 de setembro de 2022.

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.