Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Por unanimidade

Autarcas do Oeste defendem construção do novo aeroporto de Lisboa na Ota

Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, defendeu na reunião de câmara de 11 de julho, a construção do Novo Aeroporto de Lisboa na Ota, no concelho de Alenquer. Após o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, que determinou recentemente a revogação do despacho que apontava os concelhos do Montijo e Alcochete como localizações para a nova solução aeroportuária da região de Lisboa, voltou a estar em discussão a hipótese Ota, fortemente apoiada pela OesteCim.

O assunto foi levantado na reunião de Câmara pelo vereador António José Henriques, que questionou o executivo municipal sobre a sua posição neste tema. Para o socialista é importante que o município tome uma posição, uma vez que autarquias da zona Centro, como Leiria, Batalha e Porto de Mós já se mostraram favoráveis à solução Ota.

Em resposta, Hermínio Rodrigues afirmou que o assunto foi discutido na última reunião da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste, tendo sido esta localização “votada por unanimidade” pelos representantes dos municípios do Oeste. Segundo o edil alcobacense “a votação só podia ser uma e por unanimidade, que é a Ota. Uma opção que até ficava dentro do Oeste”, realçou.

O autarca aponta a opção Ota como a “melhor solução”, afirmando que “a nível de custos não tenho a menor dúvida que a Ota fica mais barata. Não são precisas novas travessias do Tejo” e além disso “aproxima mais o Centro com Lisboa”.

    Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.