Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

No concelho encontram-se registados 60 cuidadores informais

Câmara de Leiria cria projeto de apoio a cuidadores informais

Anúncio da Segurança Social dirigido aos cuidadores informais

O Município de Leiria aprovou terça-feira, dia 12 de julho, em reunião de Câmara, o projeto “Leiria Cuida”, uma iniciativa de apoio aos cuidadores informais, que pretende realizar ações individuais de formação e capacitação com vista à melhoria das condições no cuidado de cidadãos necessitados.

Para a vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Valentim, “os cuidadores informais enfrentam no seu dia a dia enormes desafios, quer do ponto de vista físico, quer psicológico, principalmente para os cuidadores de idosos, que nalgumas situações podem evoluir para um quadro de depressão e sobrecarga.”

Pretende-se assim promover a qualidade de vida da pessoa cuidada, fomentar as competências pessoais, intelectuais e técnicas do cuidador, bem como melhorar a sua estabilidade emocional dos cuidadores, minimizando sentimentos de isolamento e solidão.

Em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, serão dinamizadas sessões personalizadas nos domicílios, onde será efetuada uma abordagem em função das necessidades sentidas, com uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade, fisioterapia, psicologia, terapia da fala, entre outras.

No concelho de Leiria, encontram-se registados 60 cuidadores informais, sendo que o projeto “Leiria Cuida” se dirige a todos os cuidadores, independentemente de terem ou não esse estatuto, ao abrigo da lei aprovada em setembro de 2019.

Esta iniciativa surge no ano em que Leiria recebe o Encontro Anual de Cuidadores Informais, que irá decorrer a 5 de novembro.

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.