Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Azambuja

Ministra da Justiça entregou certificados no Estabelecimento Prisional de Alcoentre

Ministra, secretário de Estado, presidente da ANQEP, vice-presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal à conversa com um  dos reclusos

A cerimónia de entrega de certificados no Estabelecimento Prisional de Alcoentre teve lugar no dia 20 de julho, com a entrega de cerca de 58 certificados nas modalidades de RVCC, de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de Formação Modular.

A convite do Centro Qualifica do CPJ – Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, esteve presente, nesta cerimónia a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, a presidente do Conselho Diretivo da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Filipa Henriques de Jesus, o vice-presidente da Câmara Municipal de Azambuja, António José Matos, e a presidente da Assembleia Municipal de Azambuja, Vera Brás, que contribuíram com a sua presença para destacar a importância do trabalho desenvolvido pelo CPJ e pelo seu Centro Qualifica junto da população reclusa.

O Centro Qualifica (CQ) promovido pelo CPJ desempenha uma função de extrema importância a nível nacional ao possibilitar o investimento na formação e qualificação da população reclusa. Uma das suas prioridades é a população jovem institucionalizada, a quem o CQ do CPJ apresenta uma resposta adequada, permitindo aos jovens continuarem o percurso escolar e o reforço das suas competências, logo após a entrada na instituição.

Entrega dos certificados

Ao articular uma resposta adequada às necessidades de formação apresentadas pelos vários Estabelecimentos Prisionais, permite aos reclusos verem reconhecidas as suas competências (escolares e profissionais) e aumentarem as suas qualificações, elementos decisivos para o regresso ao mercado de trabalho e a reinserção mais célere na sociedade.

É de referir que desde a sua criação em 2017, este CQ apresenta um total de cerca de 4000 Certificações (Totais e Parciais).

     Fonte:  TC|DCI|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.