Edição: 261

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/8/13

Freguesias de Colmeias e Memória, Caranguejeira, Santa Eufémia e Boa Vista e Milagres são as mais afetadas

Área ardida no concelho Leiria já ultrapassa os 3 mil hectares

Incêndio de Leiria (Foto: CML)

A área ardida total resultante dos incêndios que tiveram início no dia 12 de julho no concelho de Leiria, foi de 3.345 hectares, sendo 2605 hectares relativos ao incêndio que teve origem em Leão/Caranguejeira e 740 hectares relacionados com o incêndio que teve origem em Milagres. Em declarações ao Tinta Fresca, Luís Lopes, vereador do Ambiente e Proteção Civil do Município de Leiria, referiu que houve também a registar 9 feridos leves, danos em duas habitações, além da destruição de uma habitação devoluta e alguns anexos, tendo as freguesias de Colmeias e Memória, Caranguejeira, Santa Eufémia e Boa Vista e Milagres sido as mais afetadas.

Luís Lopes referiu que “até ao momento foram identificados danos em 2 habitações na união das freguesias de Colmeias e Memória, a destruição de uma habitação devoluta e alguns anexos de habitações na mesma união das freguesias. Está ainda a proceder-se ao levantamento de todos os danos em sinalética, mobiliário urbano, contentorização e abrigos de transportes públicos, tendo no caso da contentorização já sido toda substituída”, salientou.

Questionado sobre os apoios e ajuda que o município poderá prestar à população afetada, o vereador afirmou que “o município esteve desde o primeiro momento no terreno, bem como todos os presidentes de JF/UF no apoio à população, identificando situações de maior vulnerabilidade e necessidade de apoio emergente decorrente dos incêndios”.

Pelo que, “neste momento, foi já disponibilizado um desconto de 10 metros cúbicos de água para todas as pessoas que o requeiram das áreas afetadas pelos incêndios e que tenham aumentado o seu consumo de água devido às ações de proteção do seu património.” Além disso, o município mantém o “contacto com todas as freguesias no sentido de aferir situações específicas que careçam de apoio imediato, não tendo, no entanto, até ao momento recebido qualquer pedido de apoio”, realçou.

     Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.