Edição: 261

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/8/13

Mini Arco em C realiza técnicas para patologia traumática do membro superior

Bloco Operatório do Hospital de Alcobaça passa a dispor de novo equipamento para procedimentos ortopédicos

Novo equipamento Mini Arco em C com detetor digital direto

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dispõe de um novo equipamento para procedimentos ortopédicos no Bloco Operatório do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). O Mini Arco em C com detetor digital direto dedicado a procedimentos ortopédicos de extremidades, que representou um investimento de 98.400 euros, permite a intervenção da Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia, em utentes com patologia traumática do membro superior em regime de ambulatório, de forma regular.

«A sala do Bloco Operatório do HABLO com o novo equipamento tem como objetivo a efetivação das transferências de cirurgia de trauma do membro superior para a Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia, evitando o internamento e a ocupação das salas de Urgência e eletivas no Bloco Operatório Central, para utentes com patologia traumática do membro superior», destaca Carlos Pina, coordenador da Unidade Funcional.

«Com estas cirurgias haverá um ganho assistencial enorme, assim como uma poupança de recursos económicos importante, permitindo aos utentes serem intervencionados de uma forma cómoda, diminuindo riscos e gastos associados a internamentos, e permitindo reafectar recursos humanos e económicos», acrescenta.

Carlos Pina acrescenta ainda que «será criado um tempo operatório exclusivo, dedicado ao trauma no HABLO, em colaboração com o Serviço de Anestesiologia do CHL. Da mesma forma, em períodos de sobrecarga extraordinária do Hospital de Santo André [HSA], em Leiria, e do internamento do Serviço de Ortopedia 2, assegura um espaço e tempos operatórios alternativos para manter o fluxo e a ocupação das salas no HSA, pela Ortopedia 2».

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, salienta que «este novo equipamento instalado no Bloco Operatório do HABLO possibilita a descentralização dos procedimentos realizados no Hospital de Santo André, bem como a introdução de novas técnicas mais diferenciadas, mais seguras e menos invasivas para o doente».

A Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia entrou em funcionamento em março de 2021 no HABLO, e dedica-se à cirurgia da mão com recurso a técnicas de anestesia local, tratamentos para a patologia tendinosa, traumatologia da mão, patologia nervosa traumática e traumatologia do punho, e mais recentemente, realiza cirurgias como a artroscopia no joelho, tornozelo, entre outras. A Unidade tem registado ganhos a nível assistencial, tendo realizado 495 cirurgias no primeiro ano de funcionamento.

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.