Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Em vários locais do concelho

Verão In.Santarém 2022: música, teatro e feiras animam o concelho

“AntiPrincesas – Clarice Lispector”

O Verão In.Santarém – Festival de Artes e Cultura continua a dinamizar e animar o concelho de Santarém. A linha da programação do Verão In. Str 2022 inclui as artes de palco, onde diversos grupos de artistas vão oferecer música, malabares, comédia, teatro ou cinema ao ar livre. A animação vai decorrer em vários espaços adequados aos diferentes tipos de eventos e para todas as faixas etárias. De 24 a 28 de agosto, o documentário “A dois Passos do Estrelato” de Morgan Neville; o Trio Sophia; a Sociedade Filarmónica de Gançaria; a peça de teatro ‘AntiPrincesas – Clarice Lispector’ ou as feiras de artesanato, entre outros, fazem parte da programação do evento que o decorre até 23 de Setembro, numa organização do Município de Santarém em parceria com várias entidades e agentes culturais da região.

Conheça aqui a programação de 24 a 28 de agosto:

Documentário premiado com Óscar revela artistas que suportam artistas
A noite de quarta-feira, 24 agosto, a partir das 22 horas, na zona do Sacapeito, vai ser dedicada ao cinema com a projeção do documentário musical, ‘A dois Passos do Estrelato’. Vencedor do Óscar para o Melhor Documentário, foi realizado por Morgan Neville e homenageia os artistas que emprestam as suas vozes a algumas das mais populares estrelas da música. Sem eles, nos coros, as canções das grandes bandas não seriam as mesmas. No entanto, apesar de terem sido escolhidos entre milhares por um talento inquestionável, não são eles que encaram os holofotes ou acolhem a glória. Através de entrevistas a músicos veteranos e uma série de imagens de arquivo e bastidores, é-lhes dada a justa oportunidade de darem rostos às suas vozes. Com alguma amargura, explicam como é verem as suas vidas passar sempre ao lado da fama, sem nunca experienciarem verdadeiramente a sensação de reconhecimento por tudo o que foram capazes de fazer.

Trio Sophia apresenta música de filmes no jardim da Biblioteca Municipal
O Jardim da Biblioteca Municipal recebe na noite de 25 de agosto, depois das 22 horas, mais um espetáculo em locais pouco habituais, desta vez com a música do Trio Sophia. Neste concerto, o Trio visita alguns dos grandes clássicos do cinema através da música, onde se incluem as bandas sonoras que acompanharam obras como ‘Perfume de Mulher’, ‘A Lista de Schindler’ ou ‘Sete pecados mortais’.

Trio Sofia

O Trio Sophia nasceu em 2015, na classe de música de câmara do professor Jorge Teixeira, e dedica-se especialmente à interpretação de repertório erudito. Em 2018, reinventa-se e adota o nome de Trio Sophia, em homenagem a uma grande escritora portuguesa cujo nome significa também sabedoria.

Desde a sua formação, apresentou-se em vários espaços culturais da cidade de Santarém, incluindo participações no FITIJ, no Teatro Sá da Bandeira, e na Sala de Leitura Bernardo Santareno e Igreja da Piedade. O grupo conta com Maria Calisto, no piano, Margarida Martins, no violino, e Clara Curado, em violoncelo.

Concerto de bandas sonoras de filmes no Largo do Seminário
Sexta-feira, 26 de agosto, após as 22 horas, o Largo do Seminário vai ser o palco para um Concerto de Bandas Sonoras de Filmes, com a Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gançaria. O grupo apresenta um concerto onde são executadas um conjunto de bandas sonoras icónicas dos filmes mais marcantes de toda a história do cinema. O compositor Zans Zimmer fará parte de quase todo o programa, mas não faltarão também, grandes êxitos dos filmes da Walt Disney.

Feira de artesanato na Rua Serpa até final do In.Santarém
No sábado, dia 27 de agosto, a Rua Serpa Pinto volta a animar-se para mais uma feira de artesanato, entre as 10h e as 17h. A feira tem a participação dos comerciantes instalados naquela importante artéria do centro histórico de Santarém, mas co9mnta também com diversos artesãos que expõem semanalmente os seus artigos e produtos. A feira de artesanato prolonga-se até ao final do In.Santarém, estando previsto que a última se realize no dia 16 de setembro.

Rancho folclórico de Salvaterra de Magos desfila tradição pelo centro de histórico
Na manhã de sábado, dia 27 de agosto, a partir das 10h30, regressa o In.Tradição às ruas do centro histórico com o Rancho Típico dos Foros de Salvaterra de Magos, que vem mostrar aos escalabitanos as suas danças, cantares e trajes regionais.

Jogos e Brinquedos Tradicionais na Urbanização das Trigosas
Na urbanização das Trigosas há Jogos e Brinquedos Tradicionais a partir das 10h30, na manhã de 27 de agosto. A ideia é disponibilizar e mostrar aos mais novos como eram os antigos jogos que encantaram milhares de crianças de outras gerações.

Silver Coast Blues

Amália & Co. com Paulo Patrício no Bairro de São Domingos
O populoso Bairro de São Domingos recebe a partir das 10h30, de sábado, 27 de agosto, uma iniciativa de animação de rua com o ator Paulo Patrício que apresenta os seus bonecos empenhados em contar a história de Amália & Co. – Fados e Gargalhadas.

Concerto de Verão no Museu Diocesano com Benjamim
No Largo do Seminário, a partir das 18h00, de sábado, 27 de agosto, o Museu Diocesano vai receber um Concerto de Verão com uma atuação a solo do músico Benjamim.

Teatro no Jardim de Cima com a peça AntiPrincesas
Na zona do Jardim de Cima, a partir das 18 horas, da tarde de 27 de agosto, vai ser representada a peça de teatro ‘AntiPrincesas – Clarice Lispector’. Trata-se de um conceito em cada peça dá a conhecer mulheres que deixaram a sua marca nas diferentes atividades que desenvolveram ao longo das suas vidas e carreiras. Na peça para esta semana, vai estar em destaque Clarice Lispector, escritora nascida na Ucrânia, numa pequena aldeia que não figura no mapa. Os seus pais fugiram da guerra e foram para o Brasil, onde Clarice cresceu e começou a escrever sobre os mistérios do universo e da alma humana, mas também sobre galinhas fugitivas, coelhos pensantes e um cachorro que comia cigarros.

De recordar que O Ciclo Antiprincesas foi inicialmente composto por uma série de quatro espetáculos criados por Cláudia Gaiolas a partir da coleção de livros Antiprincesas, editada pela Tinta da China e pela EGEAC, sobre mulheres que marcaram a história. A pintora mexicana Frida Kahlo, a compositora e cantora chilena Violeta Parra, a militar boliviana de origem indígena Juana Azurduy e a escritora brasileira Clarice Lispector, são mulheres comuns que desafiaram os cânones e revolucionaram o mundo através da arte, literatura ou política, onde mostraram ser lutadoras, independentes e apaixonadas.

Pintura Mural com o artista Bigod no Jardim do Vale de Santarém
A partir das 18h, de sábado, 27 de agosto, no Jardim do Vale de Santarém, o artista Bigod, João Domingos, continua a desenvolver o Projeto Vilas, uma iniciativa que envolve a criação de pinturas murais, no âmbito da Programação em Rede – CIMLT, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Este projeto de Workshop de Arte Urbana pretende envolver a comunidade de cada uma das seis vilas, do concelho de Santarém onde a iniciativa tem sido desenvolvida. A residência artística decorre de 23 a 27 de agosto, culminando na concretização de uma intervenção artística apresentada no dia 27 de agosto.

Concerto de música blues na Praça Velha
A música blues domina a noite de sábado, 27 de agosto, a partir das 22 horas, na Praça Velha, com a atuação do grupo Silver Coast Blues. Trata-se de uma banda composta por músicos da Holanda e de Portugal, atualmente a viverem na Costa de Prata, na região Oeste de Portugal. O grupo é nfluenciado por artistas como T-Bone Walker, HollywoodFats, William Clarke, Wes Weston, James Harman, Rick Estrin e Rod Piazza. Os membros desta banda são Gerrit Ekkelenkamp harmónica e voz, Paulo Lima Miranda guitarra, Lenny Falcon bateria e Paul de Jong baixo. Para além de música ao vivo em restaurantes e em bares, atuaram já em dois festivais de blues em Portugal: o BB Blues Fest, na Baixa da Banheira, em 2020, e o Vila do Conde Blues Festival, Villa Sessions 2021, neste caso em transmissão online a partir de Vila do Conde.

Fonte: GC/CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.