Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Cinema ao ar livre a 26 e 27 de agosto

Cinema de Animação regressa ao Parque do Choupal de Torres Vedras com o Bang Awards

Apresentação do Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação

O Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação está de regresso à cidade de Torres Vedras, com duas noites de cinema ao ar livre a 26 e 27 de agosto. “Choices – Escolhas” é o tema da 6.ª edição do festival, que conta com mais de 300 filmes em competição e que irá levar arte, criatividade e tecnologia a Torres Vedras.

“Há 12 anos que este festival é muito acarinhado no nosso Concelho e que nos traz sempre filmes de grande qualidade, dos quatro cantos do mundo”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, durante a apresentação do evento, que decorreu esta sexta-feira na Bang Venue.

Laura Rodrigues destacou a componente formativa, que “ajuda a que os jovens se interessem por estas áreas, pelo cinema de animação e pelo multimédia”. Esta edição conta com um workshop sobre “Como fazer animação em tempo real”, dinamizada pelo inglês Matthew Watkins.

“O Bang Awards configura um ritual democrático, inclusivo, intergeracional, assente na partilha e na comunhão impulsionada pelas artes – fator de coesão, pertença e hospitalidade” sublinhou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

O evento conta com a “expressiva participação de estudantes universitários oriundos de várias geografias”, mas também de realizadores e criadores de países como Irão, África do Sul ou Taiwan, o que “testemunha a notoriedade internacional que o Bang conquistou”, aponta a vereadora.

Animação sem fronteiras

“Vamos fazer a ligação entre a Cidade e o Centro de Artes e Criatividade através da Bang Bike, uma bicicleta que faz projeções e utiliza o vídeo mapping, muito apreciada pelas crianças” destacou Ulisses Dias. O diretor do festival referiu, ainda, que esta edição irá envolver as crianças do Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Risco (CAT) Renascer, numa intervenção artística a realizar nas instalações daquela instituição, já após a data do evento.

Além da Bang Bike, dos workshops e das sessões de cinema ao ar livre no Parque do Choupal e na Ermida de Nossa Senhora do Ameal, o programa deste Bang Awards também conta com performances na “Floresta Encantada” que irá invadir o Parque do Choupal, vídeo mapping com animação em tempo real e uma conversa com realizadores de alguns dos filmes em competição. Todas as atividades são de entrada livre.

A cerimónia de entrega de prémios que irá revelar os vencedores da competição está marcada para o dia 27 de agosto, às 22h00. Segue-se o concerto de Vaarwell e XINOBI (DJ Set), numa festa de encerramento que irá marcar o final desta edição do Bang Awards.

O Bang Awards é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, organizado pela Nau Identidade e produzido pela Slingshot. O festival conta com o apoio de A3 Artes Gráficas, Kontraproduções e On FM.

   Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.