Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Nos dias 19 e 21 de agosto

Município da Lourinhã promove comemorações do 214º aniversário da Batalha do Vimeiro

Programa

A Sessão de Abertura das comemorações do 214º aniversário da Batalha do Vimeiro terá lugar esta sexta-feira, dia 19 de agosto, às 19 h, e a Cerimónia de Homenagem aos Combatentes da Batalha do Vimeiro decorrerá em colaboração com o Exército Português, no dia 21 de agosto, às 10h.

Ambas as sessões contarão com a presença do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho e de convidados.

Durante a Cerimónia de Homenagem aos Combatentes da Batalha do Vimeiro, a 21 de agosto, serão ainda atribuídos três diplomas “Amigo do CIBV”. Esta distinção foi criada em 2021, para distinguir pessoas, entidades, projetos ou instituições que se tenham destacado no âmbito da promoção e valorização do património histórico-militar português, nomeadamente no que respeita ao património da Batalha do Vimeiro.

Este ano, serão entregues três diplomas, de modo a destacar uma pessoa de grande importância para a história desta batalha e cujo nome está pintado em cada uma das ruas da freguesia do Vimeiro. Falamos de Salvador Victor da Silva Ferreira, um artista local, natural do Vimeiro, que sempre se destacou pela defesa do património associado a esta batalha, para o que muito contribuíram os seus trabalhos artísticos.

Será também distinguida a Associação de Turismo Militar Português, da qual o Município da Lourinhã, através do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, é sócio honorário e o Projeto AccessTUR Centro de Portugal, que visa o desenvolvimento do turismo acessível e a inclusão social na Região de Turismo do Centro, que engloba as 7 comunidades intermunicipais e os 90 municípios da região Centro e que tem trazido bastante notoriedade ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

     Fonte: CL|GCICML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.