Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/27

No concelho da Chamusca

Festival “Já Te Dou o Arroz” traz Os Azeitonas, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio e Ruizinho do Acordeão à Vila de Ulme

Cartaz

De 09 a 11 de setembro, a vila de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe a segunda edição do festival “Já Te Dou o Arroz”, numa organização conjunta da Câmara Municipal da Chamusca e da Junta de Freguesia de Ulme.

De entrada livre e gratuita o certame é completamente dedicado a promover o arroz, um produto endógeno e tradicional da freguesia de Ulme, um território da charneca ribatejana onde existem vastas extensões de arrozais e onde o arroz é uma fonte de riqueza para muitas famílias.

Durante três dias, o recinto de festas de Ulme vai contar com diversas atividades, entre as quais confeção e apresentação de pratos e doçaria de arroz, sessões de showcooking, caminhada pelo trilho dos arrozais, desporto, live paiting, bênção do arroz, prova de vinhos, fado, música ou folclore e sobretudo cultura e muita animação.

No cartaz musical, destaque para os espetáculos de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio(09 de setembro às 22H30), Os Azeitonas (10 de setembro, às 22H30) e Ruizinho do Acordeão (11 de setembro, às 21H00). A festa continua pela noite dentro com a presença da banda Olympika e do DJ African Groove, respetivamente 09 e 10 de setembro a partir da meia-noite.

O festival arranca na sexta-feira, dia 09, com a atuação do Grupo Ulme e Semideiro do Coro Convívio CDLS-4G Chamusca Abraça, dirigido pelo maestro Miguel Galhofo (19H00) e com o showcooking do Chef José Maria Lino (19H30), seguido da prova de vinhos da Quinta Casal Branco.

No sábado, dia 10, o recinto abre com a atuação do Rancho Folclórico Etnográfico do Pinheiro Grande (18H00), com a atuação do Grupo Coral Fora D’horas de Montemor-o-Novo (18H30), seguido de um showcooking & fado pelo Chef e fadista chamusquense Manuel João Ferreira (19H00) e pelo espetáculo da banda Pica Cebolas (19H30).

No domingo, último dia do evento, as atividades começam cedo com a caminhada Trilhos dos Arrozais – a iniciar com uma aula de zumba por Raquel Gonçalves (09H30). A tarde conta com missa e Bênção do Arroz, na igreja Santa Maria de Ulme (17H00), com a atuação do Rancho Folclórico do Espinheiro (18H30), seguido do Jogo do Pau, da Casa do Povo do Espinheiro (19H30), do showcooking de arroz-doce, pela Confraria Arroz Carolino (19H30) e pelo espetáculo com a banda Viró Disco (20H30).

O festival “Já Te Dou o Arroz” é mais um evento de dinamização do território chamusquense, que associa a promoção de um produto local a momentos de convívio e de animação, assim como de partilha de segredos gastronómicos de que é exemplo a receita de arroz-doce, numa celebração à autenticidade e excelência dos produtos endógenos e às tradições concelhias.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.