Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Passando por Leiria, Batalha e Nazaré

Grupo Parlamentar do PS realiza jornadas parlamentares em vários concelhos do distrito de Leiria de 11 a 13 de setembro

António Costa regressa ao distrito de Leiria

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista vai reiniciar os trabalhos da sessão legislativa com jornadas parlamentares que se realizam, de 11 a 13 de setembro, no distrito de Leiria, dedicadas ao tema “Crescimento e Coesão: Um país com oportunidades para todos”.

As jornadas começam no domingo, dia 11 de setembro, com uma receção, às 17h00, no mercado de Santana, em Leiria, que antecede o encerramento da Academia Socialista pelo Secretário-Geral do PS António Costa e marca o arranque das jornadas parlamentares.

O evento contará também com a presença dos deputados do Partido Socialista do Luxemburgo, que realizam as suas jornadas parlamentares em Portugal, reunindo-se depois com os deputados do PS.

Os socialistas luxemburgueses participam também no jantar do Grupo Parlamentar com a presença do Secretário-Geral do PS, ao qual se juntarão os deputados socialistas portugueses no Parlamento Europeu.

Na manhã de segunda-feira, dia 12 de setembro, os deputados socialistas, repartidos em dez grupos, irão visitar empresas, entidades e instituições nos 16 concelhos do distrito.

Haverá dois grupos de visitas temáticas sobre Floresta e Proteção Civil, a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, e sobre os Novos Investimentos PRR, em Leiria e na Marinha Grande, no qual participará o líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias.

Os outros oito grupos irão realizar visitas a empresas e entidades dos restantes concelhos do distrito relacionadas com os setores da saúde, educação, cultura, economia e solidariedade social.

Já no período da tarde, os parlamentares socialistas voltam a reunir-se no Hotel Villa Batalha, onde irão decorrer em simultâneo três debates sobre temáticas relacionadas com os desafios estratégicos do Programa do Governo.

O debate sobre “as transições gémeas e os novos perfis profissionais” terá como oradores João Tiago Nicolau, diretor de investimentos na área do hidrogénio verde na EDP Renováveis, e Fabiola Bordino, gestora de sustentabilidade e relações institucionais e responsável pelo projeto Sines 4.0.

O economista e professor universitário José Vieira da Silva, ex-Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e ex-Ministro da Economia, será um dos oradores no painel dedicado à “demografia: as políticas públicas de apoio à classe média”, que contará também com a participação da economista Sandra Maximiano, especialista na análise de comportamento dos agentes económicos.

O terceiro debate, sobre as “desigualdades nos territórios”, terá como oradores Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Presidente da ANMP, e Vasco Cordeiro, ex-Presidente do Governo Regional dos Açores e presidente do Comité das Regiões Europeu.

No jantar, que terá lugar no Hotel Villa Batalha, estará presente o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

As jornadas parlamentares do PS terminam na Nazaré com um debate, na manhã de terça-feira, subordinado ao tema “Crescimento e Coesão: Um País com Oportunidades para Todos”.

A sessão será iniciada com uma intervenção do Presidente do Grupo Parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, seguida de dois painéis de trabalhos e encerrada pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

O primeiro painel, dedicado à “proteção aos mais vulneráveis”, contará com a participação de João Lázaro, Presidente executivo da APAV, Associação de Apoio à Vítima, seguido do painel sobre “Crescimento e coesão – A necessidade de não deixar ninguém para trás”, que terá como oradora Francisca Guedes Oliveira, administradora da AICEP e especialista em economia política.

O Presidente do Partido Socialista Carlos César fará a intervenção de encerramento das jornadas parlamentares.

Jornadas Parlamentares do GPPS
Crescimento e Coesão: Um País com Oportunidades para Todos
Leiria – 11 a 13 de setembro de 2022

PROGRAMA

Dia 11 (domingo)

17h00 – Receção no Mercado de Leiria – Comício da Rentrée Política do PS Secretário-Geral – António Costa

20h00 – Jantar com a presença do Secretário-Geral – António Costa

Local: Hotel Villa Batalha

 

Dia 12 (segunda-feira)

10h00 – Visitas dos deputados às empresas, entidades e instituições nos 16 Concelhos do Distrito (dois grupos de visitas temáticas e 8 grupos de visitas aos territórios da região):

Visitas temáticas:

  • Novos Investimentos PRR (Leiria e Marinha Grande)
  • Floresta e Proteção Civil (Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera)

17h30 – Debates: Os desafios estratégicos do Programa de Governo para Leiria e para o País

Local: Hotel Villa Batalha

Tema 1: As Transições Gémeas e os Novos Perfis Profissionais (Sala Capítulo)

Oradores:
João Tiago Nicolau;
Fabiola Bordino;

Tema 2: Demografia: As políticas públicas de apoio à classe média (Sala Verde)

Oradores:
José Vieira da Silva
Sandra Maximiano

Tema 3: Desigualdades nos territórios (Sala Mestre Aviz)

Oradores:
Luísa Salgueiro
Vasco Cordeiro

20h30 – Jantar no Villa Batalha com a presença do Presidente da Assembleia da República – Augusto Santos Silva

Dia 13 (terça-feira)

10h00 – Sessão de Encerramento “Crescimento e Coesão: Um País com Oportunidades para Todos”
Local: Quinta do Pinheiro – Nazaré
Abertura da Sessão – Eurico Brilhante Dias
“Proteção aos mais vulneráveis” – João Lázaro (APAV)
“Crescimento e coesão – A necessidade de não deixar ninguém para trás”:
João Ferrão
Francisca Guedes de Oliveira

Encerramento Plenário – Ana Catarina Mendes

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.